Por PAULO CAPPELLI

Rio - Interventor nomeado pelo presidente Michel Temer (MDB), o general Braga Netto será convidado a ir à Assembleia Legislativa prestar esclarecimentos sobre o que planeja fazer para reduzir os índices de violência no estado. O convite será feito hoje pelo vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Alerj, Bruno Dauaire (PR).

Composto por sete deputados, o grupo se reunirá com Braga Netto, às 14h, no Comando Militar do Leste, no Centro. "Acho importante a Alerj ter esse contato com o general. Há deputados da Baixada, da Região dos Lagos e do interior que não compõem a Comissão de Segurança e que gostariam de participar do diálogo", diz Dauaire, que ressalta, por ora, se tratar de um convite, não de uma convocação.

Poderes mantidos

Ontem, na primeira reunião para tratar da intervenção federal, o Plenário da Alerj chegou a um consenso: as prerrogativas do Parlamento fluminense estariam mantidas. No entendimento dos deputados, o Palácio Tiradentes poderá continuar a legislar sobre Segurança. Caso algum projeto na área seja aprovado pela Casa, ele seria submetido a Pezão (MDB), como de praxe. Caberia ao governador remetê-lo a Braga Netto, que poderia aprová-lo ou vetá-lo.

Convocação?

Já uma possível convocação (ida compulsória) de Braga Netto à Alerj divide opiniões. Alguns deputados dizem que, por se tratar de interventor federal, a medida não seria possível.

Aprovação

Levantamento feito pela Icebs, especializada em pesquisas eleitorais e de mercado, revela que, na Região Metropolitana, 71,53% da população aprova a intervenção na Segurança. Foram ouvidas 1.089 pessoas.

Ia trocar MDB por PHS

A candidatura do secretário municipal de Assistência Social, Pedro Fernandes, ao governo do estado pelo PHS subiu no telhado. Por divergências com Sandro Matos, que comandava o PHS-RJ, a executiva nacional decidiu intervir no diretório regional. Com isso, a candidatura de Fernandes foi para o brejo.

Presos, mas com mandato

No ano passado, após as prisões do presidente da Alerj, Jorge Picciani, e de Paulo Melo e Edson Albertassi, do MDB, o painel no Plenário passou a registrar o 'F', de 'faltou', durante as sessões. Neste ano, o 'F' deu lugar a... nada. Desconfia-se que o sumiço do 'F' é para evitar a convocação dos suplentes, já que o regimento fala que esse é o procedimento a ser adotado após quatro meses de falta.

A solução do prefeito

Quatro dias após o Informe revelar estresse de Crivella com vereadora no WhatsApp, o prefeito decidiu... remover o WhatsApp do seu celular. Por ora.

Chove chuva

O Corpo de Bombeiros do Rio atuou em 162 salvamentos de pessoas, 113 alagamentos de ruas e casas, 27 desabamentos de edificações e oito deslizamentos de terra e encostas. Tudo isso, apenas nos temporais das duas últimas semanas.

Ué...

A assessoria de imprensa da (antiga) Secretaria de Segurança do estado se recusou a passar informações à Coluna, que solicitara dados sobre o número de policiais. Disse que, com a nomeação de Braga Netto, perguntas deveriam ser dirigidas ao Comando Militar do Leste. Mas, ontem, a mesma assessoria disparou e-mail a jornalistas enaltecendo o trabalho do general.

 

Você pode gostar
Comentários