Por PAULO CAPPELLI

Rio - O novo secretário de Segurança do Rio, Richard Nunes, e o traficante internacional de drogas Fernandinho Beira-Mar têm algo em comum: ambos serviram juntos no 21º Grupo de Artilharia de Campanha, que ficava em Duque de Caxias. Era fevereiro de 1986. Beira-Mar, aos 18 anos, acabara de ingressar nas Forças Armadas. Na ocasião, Nunes, de 22, frequentava o mesmo quartel na condição de aspirante a oficial. As semelhanças param por aí.

No Exército, Nunes se tornou general, deu aulas no exterior e, com a intervenção federal, atualmente comanda a Segurança do estado. Já o período de Beira-Mar nas Forças Armadas durou nove meses. Em novembro de 1986, o então soldado foi expulso, acusado de roubar armas. Hoje detido em presídio federal no Rio Grande do Norte, o chefe do Comando Vermelho acumula penas que somam 320 anos de prisão.

Presidente no CML

Michel Temer virá domingo ao Rio. Vai se reunir com o interventor federal Braga Netto no Comando Militar do Leste. Aliás: 23 dias após o presidente dizer ao Informe que investiria "recursos suficientes para o combate à criminalidade", nenhum caraminguá pingou ainda.

Desistência

Gothardo Netto (PSL) avisou a Pezão que desistiu de ser conselheiro da Agetransp (agência que regula o serviço de trens, metrô e barcas). Com isso, o governador vai retirar da Assembleia Legislativa a mensagem que indicava o nome do ex-prefeito de Volta Redonda. No lugar, indicará o de... ninguém.

Segue

O estatuto da Agetransp permite o funcionamento com até três conselheiros, de um total de cinco. E Pezão não pensa em um substituto para Gothardo. A desistência ocorre após o Ministério Público do Rio notificar o Palácio Guanabara por indicar nomes sem experiência em Transportes.

'Me apoia, deputado!'

Já os conselheiros antigos que querem ser reconduzidos não saem da Alerj.

Reforço de Brasília

O Diário Oficial do Estado traz hoje a inclusão de cidades da Região Serrana, do Norte e do Sul no decreto de emergência por conta das fortes chuvas. Com isso, o Palácio Guanabara pleiteará verba do Ministério da Integração. "Contamos com a preciosa ajuda do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)", diz Christino Áureo (PP), chefe da Casa Civil de Pezão.

Orelha ardendo

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Felipe Santa Cruz recebeu ontem o deputado Átila Nunes (MDB) e, depois, o advogado Victor Travancas. Ambos sondaram a possibilidade de a OAB encampar pedido de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB).

Texto confuso

Apesar de fazer convocação pública no Diário Oficial para que Organização Social assuma "gestão, gerenciamento, operacionalização e execução" do Hospital Rocha Faria, a prefeitura diz que o contrato será apenas para a cessão de profissionais, como médicos e enfermeiros.

Pai x Filho

A Câmara reprovou, por um voto, emenda de Luiz Carlos Ramos Filho (Pode) que daria isenção da taxa de iluminação pública para quem consome até 800 quilowatts. O curioso é que o autor do imposto foi... Luiz Carlos Ramos (Pode), o pai, quando vereador na gestão de Eduardo Paes (MDB).

Você pode gostar
Comentários