Pezão e Sérgio Côrtes durante evento da gestão do ex-governador Sérgio Cabral - Reprodução
Pezão e Sérgio Côrtes durante evento da gestão do ex-governador Sérgio CabralReprodução
Por PAULO CAPPELLI

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) disse ao Informe que processará Sérgio Côrtes, secretário de Saúde da gestão Sérgio Cabral. Isso porque Côrtes afirmou ao juiz Marcelo Bretas que Pezão, então secretário de Obras, teria participado de esquema fraudulento envolvendo a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

"Levantamento mostra que só fizemos uma licitação de UPA. Foi em 2012, em Magé. Todas as outras foram contratadas pelo próprio Sérgio Côrtes, em 2009, via Secretaria de Saúde, por registro de preço. A Secretaria de Obras e a Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado) não participaram de nenhuma etapa. Ele é um mentiroso. Vou processá-lo!"

Relembrando

Em depoimento à Lava Jato no dia 2, Côrtes afirmou que o empresário Ronald de Carvalho teria se tornado um "contribuinte" de Pezão e Cabral após vencer licitações direcionadas para UPAs e Clínicas da Família – a acusação foi publicada em primeira mão pela Coluna. Réu confesso, Côrtes tenta colaborar com a Justiça e reduzir a pena.

Mordida e sopro

Após a Secretaria Municipal de Ordem Pública destruir quiosques na Vila Kennedy, prefeitura e Forças Armadas farão, sábado, um "mutirão da cidadania" na favela. Marcelo Crivella (PRB) e Braga Netto planejavam, ontem, os serviços a serem oferecidos, como cadastro para emprego e exames de vista. Governo estadual e instituições privadas também participarão.

Operação na VK

Haverá exonerações, mas o secretário de Ordem Pública, Paulo Cesar Amendola, será mantido no cargo.

Notificados

Cerca de 30 quiosqueiros da Praia da Reserva reclamam que, desde o ano passado, tentam regularizar seus comércios junto à prefeitura. Ontem, receberam notificação para "desocupar o local". Entre os quiosques notificados, os badalados 'Pesqueiro' e 'Cavalo Marinho'.

A grana da luz

A prefeitura vetou projeto que isentaria da taxa de iluminação pública quem consome até 800 quilowatts (cerca de R$ 800). Curiosidade: chefe da Casa Civil de Crivella, Paulo Messina (Pros), então vereador, foi ferrenho crítico da criação do imposto no governo Eduardo Paes.

Vagalume

Advogado que atravanca a vida de Crivella, Victor Travancas retomará ação, ingressada em 2009, para barrar a cobrança da taxa.

Te espero no tribunal

Depois de processar os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, o ex-presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Zveiter, decidiu processar a filha do casal, Clarissa Garotinho (PRB), secretária municipal de Desenvolvimento. Na audiência de conciliação, ontem, Zveiter ficou calado. Clarissa, por sua vez, também não quis acordo.

Objeto

Zveiter contesta entrevista de Clarissa ao jornalista Paulo Henrique Amorim. Ela teria sugerido que o ex-presidente do TJ atua contra o clã Garotinho nos bastidores do Judiciário.

Pepino em mãos alheias

A Câmara de Caxias autorizou o prefeito Washington Reis (MDB) a pegar empréstimo de R$ 100 milhões com a Caixa e pagar em até... 20 anos (!), comprometendo o orçamento de futuras gestões. Reis diz que investirá em infraestrutura e saneamento e prevê quitação em nove anos.

 

Você pode gostar
Comentários