Por PAULO CAPPELLI

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) contabiliza hoje o apoio de mais da metade dos deputados federais na eleição para o governo estadual. Do total de 46, 24 já disseram a Maia que farão campanha para o nome que ele escolher ao Palácio Guanabara. Até o momento, Eduardo Paes (MDB) e o pai de Rodrigo, Cesar Maia (DEM), são pretendentes ao posto.

Rodrigo recebeu apenas 2,94% votos na disputa à prefeitura em 2012 a única eleição majoritária de que participou até o momento , mas se revelou habilidoso na articulação política. Tem usado a posição em que se encontra para consolidar alianças e atrair deputados de outros partidos para o DEM.

Salto triplo sem rede

A anunciada pré-candidatura de Rodrigo Maia à Presidência da República ainda é vista com desconfiança no meio político. Até mesmo alguns aliados avaliam que o número 1 da Câmara teria muito a perder caso não se eleja. "Hoje, ele tem tanta influência quanto o Temer. Vai arriscar perder isso?", diz um dos desconfiados.

Bernardinho

Possível candidato do Novo ao Palácio Guanabara, Bernardinho não fará qualquer pronunciamento sobre o assunto pelo menos até o dia 7 de abril, quando termina um compromisso esportivo.

Aliás

O assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) reforçou ainda mais o desejo da mulher de Bernardinho, Fernanda Venturini, de que o marido não concorra ao governo estadual. "Ainda querem que o meu marido entre na política. Só tem bandido!!", escreveu nas redes sociais.

A definir

Cobiçado por partidos como PSC e PDT, o deputado federal Hugo Leal (PSB-RJ) deve permanecer onde está. A não ser que o partido indique que fará aliança nacional que o desagrade.

Recado em Caxias

O deputado federal Áureo (SD) não gostou de saber que o prefeito de Caxias, Washington Reis (MDB), agora planeja lançar o irmão Gutemberg Reis à Câmara dos Deputados. É que Áureo apoiou Washington no segundo turno do pleito municipal e esperava gratidão para ser reeleito. Procurado pelo Informe, Áureo amenizou: "Não estou chateado. Não acredito que o prefeito cometerá o mesmo erro de outros prefeitos", disse, em clara referência a Zito (PSDB), que lançou três parentes na política.

Alegria improvisada

Comando vago

A Superintendência Regional (subprefeitura) da Tijuca está sem comando desde que o antecessor, Henrique Pequeno Júnior, foi exonerado perto do Carnaval. "A prefeitura precisa agir com urgência. Toda a fiscalização do bairro costuma ser aprovada pela Superintendência", diz Alexandre Knoploch, presidente da Associação de Moradores da Tijuca.

Itaú notificado

A prefeitura notificou o Itaú pela propaganda não regularizada nas bicicletas laranjinhas.

 

Você pode gostar
Comentários