Marcelo Crivella e Índio da Costa - Divulgação
Marcelo Crivella e Índio da CostaDivulgação
Por PAULO CAPPELLI

Rio - Após o prefeito Marcelo Crivella dizer que o PRB teria candidato próprio ao governo, o partido decidiu voltar atrás e apoiar Indio da Costa (PSD) ao Palácio Guanabara. A reaproximação foi costurada em reunião em Brasília envolvendo Indio, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, e o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), no começo da semana. Anteontem, o PRB bateu o martelo.

O afastamento entre Indio e PRB ocorrera porque o pessedista se recusara a antecipar o nome de Eduardo Lopes como o candidato da chapa ao Senado. Indio defendia que a indicação fosse feita em consenso com aliados, inclusive com partidos que podem vir a se juntar à coligação, como PSB e PSDB.

Reaproximação

Anteontem, após os caciques de ambos os partidos acertarem a reaproximação, Crivella Filho (PRB) jantou com Jackson Vasconcelos, estrategista de Indio, em um restaurante na Barra. Aliás: Indio e Crivella Filho, que será o puxador de votos do PRB à Câmara dos Deputados, sempre mantiveram bom relacionamento.

Fortalecido

Eduardo Lopes, obviamente, ficou fortalecido e com o apoio praticamente consolidado ao Senado.

Resistência

O PRB tem tido dificuldade em fazer aliança com o clã Bolsonaro (PSL).

Plano B

Com a retomada do namoro Indio-PRB, o secretário municipal de Assistência Social, Pedro Fernandes, recém-filiado ao PRB, terá que se contentar em disputar a Câmara dos Deputados ele sonhava com o Palácio Guanabara.

Reuniões de governo

Crivella e o seu líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Jairinho (MDB), têm se reunido pela manhã em um café no condomínio Península, na Barra, onde mora o prefeito.

Sem evento

A maré não anda boa para o presidente Temer. Viria amanhã ao Rio participar de reunião com o general Braga Netto sobre a intervenção. Após o assassinato de Marielle Franco (Psol), cancelou a agenda.

Bem votada

Nascida e criada no Complexo da Maré, Marielle teve apenas 1.688 votos naquela Zona Eleitoral. Do total de 46.502 que recebeu, dando-lhe a quinta maior votação da Câmara, a maioria veio da Zona Sul. Na Maré, os mais votados foram Del (DR) (8.058 votos), que não se elegeu, e a vereadora Teresa Bergher, do PSDB, com 6.206 votos.

Justiça

O Tribunal Regional Federal rejeitou, por votação unânime, recurso do Ministério Público do Rio para suspender a emissão de licença ambiental para a instalação dos Terminais Ponta Negra, em Maricá.

Você pode gostar