Por PAULO CAPPELLI

Braço direito de Michel Temer, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco (MDB-RJ), demonstra irritação quando perguntado se concorrerá à eleição. "Não vejo a hora de chegar logo abril para terminar essa palhaçada", disse ele a um interlocutor, referindo-se ao prazo em que teria que deixar o governo para assumir a candidatura. No meio político, especula-se que, investigado na Lava Jato, ele deverá concorrer ao Senado ou a deputado federal para manter o foro privilegiado e evitar a primeira instância do Judiciário, que determinou duras sentenças para, por exemplo, Lula e Sérgio Cabral.

E de fato Moreira não deve concorrer. Mas não por ingenuidade até porque essa palavra pouco combina com o poderoso palaciano. Além de Temer, Moreira mantém boas relações com presidenciáveis como Rodrigo Maia (DEM-RJ), de quem é sogro, e Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Um plano: seja quem for o vencedor, Moreira participará do governo.

A vontade de Marina

Recém filiado à Rede de Marina Silva, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, é cotado para concorrer ao governo mesmo com o partido já tendo o pré-candidato Miro Teixeira. Procurado pelo Informe, o dirigente respondeu: "Vou me candidatar ao que for melhor para a Marina".

Notificada

A prefeitura notificou a Associação dos Comerciantes do Mercado Popular da Uruguaiana. Isso porque algumas lojas já receberam ordem de interdição e, mesmo assim, continuam funcionando. Para piorar, outras novas estão sendo construídos em áreas não autorizadas.

Ainda a Uruguaiana

A Polícia Civil constatou que o contrabando de mercadorias, que havia caído em 2015 com a legalização de lojas, voltou a crescer.

Caveira no Palácio?

Aos 46 anos, o subtenente do Bope André Monteiro é o pré-candidato do miúdo PRTB ao governo do estado. "O partido me confiou esta missão. E, para mim, missão dada é missão cumprida. Sem o controle da violência, a economia não voltará a crescer. Ou a gente acha uma saída para o Rio, ou a gente sai do Rio. E eu não quero pedir para sair".

Educação em pauta

Após uma espera de dois anos, o Plano Municipal de Educação será votado na próxima terça-feira na Câmara do Rio. "Toda essa demora já fez com que a prefeitura deixasse de arrecadar recursos do Ministério da Educação que só são aprovados com a liberação do Plano", diz o vereador Célio Lupparelli (DEM).

Saúde em pauta

O Rio é o município do estado com o maior percentual de acompanhamento, na rede de Saúde, de cadastrados no Bolsa Família. Das 188.756 mil famílias, 82% receberam atendimento da prefeitura, de acordo com dados do Data-Sus referentes aos seis últimos meses de 2017. O segundo é Seropédica, com 74%. Entre os critérios para a manutenção do Bolsa Família, está a exigência de que crianças e gestantes recebam atendimentos providos pelas redes municipais.

Olha o gás!

Há hoje duas normas vigentes para instalação de gás ou aquecedores: a da Associação Brasileira de Normas Técnicas e a de lei estadual. Para dissipar dúvidas, a Agenersa (agência que regula a energia) editará novo regulamento em até 90 dias. Trata-se de Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre Ministério Público do Rio, Defensoria Pública e Agenersa.

 

Você pode gostar
Comentários