Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por PAULO CAPPELLI

Rio - Ao menos 14 parlamentares pretendem deixar seus assentos na Assembleia Legislativa para disputar cargos em Brasília em 2018. A movimentação ocorre às vésperas de o Supremo Tribunal Federal decidir sobre a permanência ou não da prerrogativa de foro privilegiado para deputados estaduais. Suspenso em dezembro, o julgamento está em 5 a 4 para o fim da benesse, que passaria a contemplar apenas deputados federais, senadores e presidente da República. Faltam apenas os votos dos ministros Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski.

Há um aumento de 366,6% no número de deputados estaduais interessados em migrar para Brasília em relação ao pleito de 2014. Naquela eleição, apenas três trocaram a Alerj pelo Congresso.

3 interessados

Em 2014, Altineu Côrtes (PR), Clarissa Garotinho (Pros) e Marcos Soares (DEM) trocaram a Assembleia Legislativa pela Câmara dos Deputados.

14 interessados

Em 2018, a lista de pretendentes é mais extensa. Entre os aspirantes, em ordem alfabética, estão: André Lazaroni (MDB), Carlos Osorio (PSDB), Christino Áureo (PP), Dica (PR), Geraldo Pudim (MDB), Iranildo Campos (PSD), Marcelo Freixo (Psol), Marco Figueiredo (Pros), Paulo Ramos (PDT), Pedro Augusto (MDB), Tio Carlos (SD) e Wagner Montes (PRB). Já André Corrêa (DEM) e Flávio Bolsonaro (PSL) miram o Senado.

Me dê motivo

Seria leviano apontar quem tentará a mudança de olho no foro privilegiado e quem o fará por planejamento político, como para superar a cláusula de barreira. O fato é que, como o Informe já revelou, a Lava Jato planeja uma nova operação na Alerj.

Longe da política

Filho do presidente afastado da Alerj, Jorge Picciani (MDB), o deputado estadual Rafael Picciani (MDB) tem dito a amigos que não concorrerá a nada em 2018. Planeja se dedicar aos negócios da família, já que o pai e o irmão Felipe, agropecuarista que cuidava das empresas, estão presos preventivamente.

Aliás

Ontem foi aniversário de Rafael. Apontado no meio político como hábil articulador, o líder do MDB na Alerj fez 32 anos.

Novo foco

Com a saída de Rafael do circuito, o fiel escudeiro Max Lemos (MDB), ex-prefeito de Queimados, trocará a planejada campanha a deputado federal pela corrida à Alerj. Pretende ser o nome de confiança do clã Picciani no Legislativo fluminense. Já o ministro do Esporte, Leonardo Picciani (MDB-RJ), tentará a reeleição à Câmara dos Deputados.

Mudança no MDB

Leonardo Picciani assumirá a presidência do MDB estadual na próxima sexta-feira. Hoje presidente interino, o deputado federal Marco Antônio Cabral (MDB-RJ) retomará o posto de 1º vice-presidente.

Martelo batido

Eduardo Paes (MDB) disse a aliados que anunciará esta semana a ida para o PP.

Indicação e permanência

Secretária municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta voltou atrás e, ontem, decidiu permanecer no cargo. Na quinta, pedira exoneração a Marcelo Crivella (PRB), pelo WhatsApp, ao só saber de uma demissão em sua pasta via Diário Oficial. Em reunião com o prefeito, ficou combinado que ela poderá indicar o sucessor do demitido.

Você pode gostar
Comentários