Gustavo de Carvalho Horta Jardim visita as pirâmides do museu do Louvre, em Paris, nesta semana - Reprodução Internet
Gustavo de Carvalho Horta Jardim visita as pirâmides do museu do Louvre, em Paris, nesta semanaReprodução Internet
Por Paulo Cappeli

Rio - Nomeado em outubro para cargo na Assembleia Legislativa, Gustavo de Carvalho Horta Jardim ainda não tem direito a pedir férias, mas há pelo menos oito dias está na Europa, onde acompanhou o filho em um torneio de futebol infantil e aproveitou para fazer turismo. Poderia ser apenas o caso de mais um funcionário que não dá as caras na Alerj, não fosse um detalhe curioso: é sobrinho do governador Luiz Fernando Pezão (MDB).

Conhecido como Guy, foi nomeado para atuar como assessor parlamentar na Comissão de Constituição e Justiça, presidida na ocasião pelo deputado Edson Ablertassi (MDB), hoje preso preventivamente por acusações na Lava Jato. À época, Albertassi justificou a escolha dizendo que Guy "exerceu dois mandatos de vereador em Barra do Piraí, presidiu comissões e atuou por anos como relator da CCJ na Câmara barrense". Pelo visto, tanto talento não tem sido colocado a serviço da Alerj nos últimos dias.

Do Parlamento ao Louvre

Com salário mensal de R$ 6,4 mil na Alerj, Guy acompanhou torneio em Portugal e depois seguiu para Paris. A Coluna não conseguiu contato. De acordo com o Volta Redonda Futebol Clube, onde também atua, Guy retornará hoje ao Brasil.

Faca no pescoço

De saída do PRB de Crivella, a secretária municipal de Desenvolvimento e Emprego, Clarissa Garotinho, está com a faca no pescoço. Será exonerada caso confirme o movimento e se filie ao Pros, como quer o pai, o ex-governador Anthony Garotinho (PRP).

A caminho do Pros

Clarissa se posiciona: "O mandamento diz: honre pai e mãe. Não vou ficar contra o meu pai, candidato ao governo, para permanecer em um grupo que apoiará o Indio da Costa (PSD). Enquanto o Indio esculhambava o Crivella em 2016, eu estava com meu filho de dois meses no colo convencendo o PR a apoiar o Crivella e a dobrar o tempo de TV. Espero lealdade."

Crivella encontra Jesus

Com a saída do deputado estadual Pedro Fernandes (PDT) da prefeitura, Crivella avalia desmembrar a Secretaria de Assistência Social em duas e entregar uma das partes ao vereador João Mendes de Jesus (PRB), correligionário e bispo da Igreja Universal.

A mágoa de cada um

Mãe de Pedro Fernandes, a vereadora Rosa Fernandes (MDB) não aceita perder o comando da pasta. Parlamentar influente, ameaça endurecer contra o governo na Câmara. Crivella também está magoado: esperava que Pedro Fernandes tivesse se filiado ao PRB, como chegou a combinar, e não ao PDT.

Ganchos de esquerda

No ato em apoio a Lula no Rio, o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, acusou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) de passar por cima do diretório estadual e tomar decisões sozinho. Lindbergh também ouviu reclamações da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) sobre protagonismo dado a Marcelo Freixo (Psol) no evento em detrimento a Manuela D'Ávila (PCdoB). Já o presidente do PT carioca, Bob Calazans, saiu no braço com Marcelo Sereno, ex-assessor de José Dirceu. Coube, acredite, ao beligerante Quaquá separar a briga.

Você pode gostar
Comentários