Gustavo de Carvalho Horta Jardim visita as pirâmides do museu do Louvre, em Paris, nesta semana - Reprodução Internet
Gustavo de Carvalho Horta Jardim visita as pirâmides do museu do Louvre, em Paris, nesta semanaReprodução Internet
Por PAULO CAPPELLI

Rio - Sobrinho do governador Luiz Fernando Pezão (MDB), Gustavo de Carvalho Horta Jardim foi exonerado ontem do cargo que ocupava na Assembleia Legislativa. O anúncio da medida, tomada pela mesa diretora, ocorre um dia após o Informe revelar que Guy, como é conhecido, estava há oito dias na Europa. Ele assistiu ao filho jogar torneio de futebol infantil em Portugal e aproveitou para fazer turismo em Paris. Por ter menos de seis meses de casa, Guy ainda não tinha direito a férias.

Guy fora nomeado em outubro pelo então presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj, Edson Albertassi (MDB), para o cargo de "assessor parlamentar V", com salário de R$ 6.490,35. Desde novembro, Albertassi está preso preventivamente acusado pela Lava Jato de corrupção.

MP investiga

O Ministério Público do Rio instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da viagem de Guy à Europa. Por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, enviou ofício à Polícia Federal para que informe as datas em que o sobrinho do governador deixou e retornou ao país.

Vamos modernizar?

O controle de presença de funcionários da Alerj ainda é feito por assinaturas em folhas de papel. Cabe a pergunta: por que a Casa não implanta o ponto biométrico para aumentar o controle e diminuir o risco de fraudes? Não é por falta de dinheiro...

Paes no DEM

O vice-governador Francisco Dornelles (PP) recebeu ontem Eduardo Paes para uma conversa a portas fechadas. Raposa política e presidente estadual do PP, que comanda 22 prefeituras no Rio, disse que Paes estava livre para tomar o caminho que julgasse melhor. O ex-prefeito, que pretende disputar o Palácio Guanabara, chegou a flertar com o PP, mas, no fim, optou por trocar o MDB pelo DEM.

Ligações

Em busca de ampla coligação em torno de sua candidatura ao governo, Paes quer preservar o apoio do PP. Ainda ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reuniu-se com Dornelles para auxiliar na tarefa. Aliás: a longa amizade com Maia foi determinante para a escolha de Paes.

Garotinho dribla Romário

Na disputa por alianças partidárias na corrida ao Palácio Guanabara, o pré-candidato Anthony Garotinho (PRP) deu um olé em Romário (Pode) e conquistou o apoio do PPL. O presidente do PPL-RJ, Vivaldo Barbosa, que preferia caminhar com Romário, renunciou ao cargo.

Segue

A posição de Brizola Neto, que só aceitou trocar o PDT pelo PPL com a condição do apoio a Garotinho, foi determinante. Com a mudança de rumo, ala insatisfeita deve deixar o PPL.

Chapéu no Baixinho

A fase não está boa para Romário. Seu partido, o Pode, perdeu o deputado federal Luiz Carlos Ramos, recém-filiado ao PR, e agora conta com apenas um parlamentar, Ezequiel Teixeira, na Câmara. Além disso, Ramos tem fama de montar boas nominatas para eleger deputados e colocará seus dotes a serviço de outra legenda.

Dedicado e relacionado

Novo chefe da Casa Civil de Pezão, com a saída de Christino Áureo (PP), Sérgio Pimentel foi o primeiro colocado no concurso público para procuradores do estado e tem boa relação com ministros do STF.

Você pode gostar
Comentários