Por PAULO CAPPELLI

Ex-secretário de Saúde do governador Luiz Fernando Pezão (MDB), Luiz Antônio Teixeira Silva Júnior venceu a queda de braço com deputados estaduais do MDB e conseguiu fazer o sucessor na pasta. Desde que Luizinho, como é conhecido, anunciou que se filiaria ao PP, correligionários de Pezão pressionavam-no para que entregasse a pasta à bancada do partido na Assembleia Legislativa. A alegação era que, fora do MDB, Luizinho não poderia indicar o sucessor de uma pasta com orçamento tão robusto quanto a da Saúde.

Na avaliação de Pezão, o trabalho de Luizinho à frente da secretaria foi bem feito e o credenciou a apontar o sucessor e a estruturar a equipe que tocará a secretaria.

Estrategistas

Max Lemos tomou as rédeas do MDB com a ausência de Jorge Picciani do cenário eleitoral. É o ex-prefeito de Queimados quem tem se dedicado a montar a lista de candidatos (nominata) que concorrerão à Alerj e à Câmara dos Deputados. E parece que aprendeu direitinho com Picciani, que entende como poucos do assunto.

De grão em grão...

Mesmo sem puxadores de voto, a nominata do MDB para a Alerj merece atenção. A expectativa do partido é que, por conta da grande quantidade de candidatos com votação mediana, emedebistas consigam se eleger sem precisar bater a casa dos 30 mil votos. Mesmo em meio à tempestade, o MDB acredita que manterá a maior bancada da Alerj, elegendo dez deputados cinco a menos que na última eleição.

Chá de cadeira

Um amigo da secretária municipal de Fazenda, Maria Eduarda Gouvêa, revela dois motivos que a fazem estar insatisfeita na prefeitura de Marcelo Crivella. Primeiro, a nomeação de Mauro Barata, homem de confiança do prefeito, para a subsecretaria do Tesouro. Segundo, o frequente chá de cadeira que Maria Eduarda vem tomando sempre que quer falar com o chefe. "Quando você demora duas horas na sala de espera para ser atendido pelo Crivella, percebe que é hora de ir embora", resume.

Nomeação e dobradinha

A futura nomeação do vereador Renato Moura (PDT) para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Emprego no lugar de Clarissa Garotinho (Pros) está condicionada ao apoio do deputado estadual Luiz Martins (PDT) à deputada federal Rosângela Gomes (PRB) na eleição a chamada dobradinha.

Interessado direto

É que, com a nomeação de Moura, o suplente Daniel Martins (PDT), filho de Luiz Martins, assumirá o mandato na Câmara.

Conversas

Pré-candidato ao governo, o senador Romário (Pode) convidou Vivaldo Barbosa, ex-presidente estadual do PPL, para o partido. Romário cogita apoiá-lo em uma eventual candidatura ao Senado.

Sem mágoa

Indio da Costa (PSD) diz que não se irrita com Rubens Teixeira (PRB) pelo fato de o ex-secretário de Crivella se colocar como candidato ao governo como a Coluna revelou, o PRB oficialmente apoiará Indio. "Política séria é feita de diálogo. O Rubens Teixeira tem o direito de pleitear o que quiser".

Tráfico na Zona Sul

No fim da Rua Vitória Régia, em plena Lagoa, uma casa em construção é usada por traficantes da Ladeira dos Tabajaras como um dos principais pontos de tráfico de drogas da Zona Sul.

 

Você pode gostar
Comentários