Por PAULO CAPPELLI

Rio - Em busca de apoio para a disputa ao governo do estado, o PPS articula uma aliança que abarca partidos de centro-esquerda e de centro-direita. Até o momento, há namoro com PSDB, PSB e Rede. A coligação giraria em torno do nome do antropólogo Rubem César Fernandes, recém-filiado ao PPS, ao Palácio Guanabara. Ele é diretor da ONG Viva Rio, que prega o combate à violência.

Presidente do PSDB-RJ, o deputado federal Otavio Leite não vê problema no fato de o PPS também procurar alianças com partidos de centro-esquerda, como o PSB de Alessandro Molon e a Rede de Marina Silva: "Estimo o Rubem César. Estamos dispostos a conversar. Ressalto que a nossa prioridade é um palanque forte para o (presidenciável) Geraldo Alckmin (PSDB-SP) no Rio", diz Leite.

PSB

Antes de se filiar ao PPS, Rubem César havia conversado com Molon sobre a hipótese de ser o candidato do PSB ao governo do Rio. Como a legenda não lhe foi garantida, optou pelo PPS. Ambos, porém, mantêm ótimo relacionamento.

Rede

Representantes de PPS e Rede planejam reunião para semana que vem. O partido de Marina chegou a cogitar lançar Miro Teixeira (Rede) ao governo, mas o próprio nunca colocou a questão como prioritária.

Mágoa

A ida do vereador João Ricardo (MDB) para a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, publicada no Diário Oficial de hoje, abriu uma crise na relação de Marcelo Crivella (PRB) com parte da Câmara. O prefeito não gostou de João Ricardo, integrante da base, migrar para o governo estadual sem consultá-lo. Isso porque no lugar de João Ricardo assumirá o suplente Átila A. Nunes (MDB), crítico e adversário de Crivella. O prefeito acredita que os vereadores Rosa Fernandes (MDB) e Thiago K. Ribeiro (MDB) fizeram a cabeça de João Ricardo para que entrasse no governo Pezão.

Conversa no zap

Chegou ao conhecimento do prefeito que, em um grupo de WhatsApp do MDB, Rosa não só incentivou João Ricardo como também estimulou uma debandada do governo Crivella em caso de retaliação.

Questão de escolha

Rosa Fernandes nega que tenha incentivado João Ricardo a deixar a Câmara e que articule uma debandada: "Não disse nada disso. Só saio do governo se o prefeito não quiser mais contar comigo".

O nome de Lula

Assim como outros petistas de fora do Rio fizeram, a deputada estadual Rosângela Zeidan (PT) solicitou à presidência da Alerj que altere seu nome no painel eletrônico para Zeidan Lula.

Já começaram assim?

Os vereadores Daniel Martins (PDT) e Tiãozinho do Jacaré (PRB), que assumiram os mandatos ontem e anteontem, faltaram à sessão desta quarta.

Conselheiro do TCE

Advogado do conselheiro afastado Aloysio Neves, Rafael Faria afirma que, embora seu cliente admire Hélio Oiticica e Lygia Clark, nunca teve quadros desses artistas. Como saiu aqui, um frequentador da casa de Neves disse estranhar a falta das obras na apreensão feita pela PF.

Eleita ontem

A advogada Rita Cortez se tornou a segunda mulher a presidir o Instituto dos Advogados do Brasil nos 175 anos da instituição.

Você pode gostar
Comentários