Ciro Gomes (PDT) - Marcello Casal Jr./ABr
Ciro Gomes (PDT)Marcello Casal Jr./ABr
Por PAULO CAPPELLI

Rio - Apontado como um dos nomes para suceder a Lula na corrida presidencial, Jaques Wagner (PT-BA) admitiu a possibilidade de petistas apoiarem um candidato de outro partido. Já o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, discorda. Perguntado sobre a possibilidade de uma aliança em torno da candidatura de Ciro Gomes (PDT-CE), Quaquá critica: "Não vejo tanto peso político assim no Ciro Gomes. Ele anda, anda, anda e não passa dos 5% de intenção de voto. Temos gente muito mais qualificada no PT para disputar a eleição, caso Lula não possa concorrer. Qualquer candidato indicado pelo Lula vai para o segundo turno".

No campo da esquerda, Ciro é o nome que, hoje, aparece melhor colocado em um cenário sem Lula. O pedetista é seguido por Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) e Guilherme Boulos (Psol-SP).

Controle

O fato é: mesmo da cadeia, Lula é quem decidirá o rumo do PT na eleição.

Homenagem

Mulher de Quaquá, a deputada Zeidan estreou ontem, no painel da Assembleia Legislativa, seu novo nome político (detalhe na foto).

Zeidan estreou novo nome político - Reprodução

Do mesmo partido, mas...

Quando se trata da prisão de Lula, o assunto vira mesmo um Fla-Flu. O deputado Dionísio Lins (PP) ostenta na Alerj o adesivo "Lula Livre" em apoio ao petista. Já o filho de Chacrinha, Leleco Barbosa (PP), tem postado no Instagram seguidas mensagens em apoio à condenação do ex-presidente. Detalhe: Leleco foi convidado por Lins para ingressar no PP e disputar vaga na Alerj.

'Bibelô do Moro'

Por e-mail, o leitor Lucio Lima alerta para crítica de Carlos Lupi (PDT) ao juiz Sérgio Moro. Em nota publicada aqui anteontem, o pedetista reclamou que Moro tratava Lula como "um brinquedo só dele", já que teria vetado visitas de políticos ao petista na cadeia. Ocorre que não foi Moro quem negou os pedidos, mas a juíza da Vara de Execuções Penais de Curitiba, Carolina Moura Lebbos.

Justiça e a Saúde do Rio

Os secretários estaduais de Saúde e de Fazenda prestarão esclarecimentos à 13ª Vara da Fazenda Pública, na quinta. A juíza Luciana Losada cobrará explicações sobre o não cumprimento do repasse obrigatório de 12% do orçamento para a Saúde. O processo foi originado em 2016.

Dá para engolir?

Investigada na Lava Jato, a Masgovi Indústria e Comércio ganhou, sem licitação, contratos que somam R$ 6,778 milhões com o governo do estado para servir lanches no Complexo de Gericinó em janeiro. Sob novo comando após a intervenção, a Secretaria de Administração Penitenciária alega que, "como ainda não há previsão orçamentária, não é possível licitar".

É contagioso...

Não houve licitação na escolha da Claufran Segurança Patrimonial, por R$ 11,372 milhões, para vigilância em hospitais municipais. A prefeitura afirma que contrato emergencial foi necessário porque a VS Brasil, vencedora da licitação, abandonou o serviço.

Salto triplo

De volta à Câmara, o ex-ministro do Esporte Leonardo Picciani (MDB-RJ) quer turbinar a Lei de Incentivo ao Esporte: "Hoje, empresas só podem participar com 1% do lucro. Quero que chegue a 3%. A Lei Rouanet (Cultura), por exemplo, permite 4%", diz.

Você pode gostar
Comentários