Lula permanecerá preso na sede da PF em Curitiba - AFP
Lula permanecerá preso na sede da PF em CuritibaAFP
Por PAULO CAPPELLI

Rio - Preso há 11 dias na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Lula disse ontem, ao receber a visita de senadores, que foi condenado "porque as elites nunca aceitaram a ascensão dos pobres". No cárcere, o petista já leu os livros 'A elite do atraso', do brasileiro Jessé Souza, e 'Quem governa o mundo?', do norte-americano Noam Chomsky. Está lendo agora 'Homo Deus: uma breve história do amanhã', do israelense Yuval Noah Harari.

À Comissão de Direitos Humanos do Senado, Lula insistiu que foi preso para não disputar a eleição: "Vai ter que ter muita luta para reconquistar a democracia", afirmou.

Escudeiro

Entre os que fizeram a visita em Curitiba, estava o senador Lindbergh Farias (PT). Ele pretende se candidatar tendo como principal bandeira a defesa de Lula e da gestão do ex-presidente.

Reclamação e mágoa

Presidente da Câmara Municipal, Jorge Felippe (MDB) foi ontem até o prefeito Marcelo Crivella (PRB) reclamar pessoalmente da reestruturação da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente, noticiada aqui no Informe. Não conseguiu reverter a perda de influência na pasta. Magoado, acredita que deveria ser tratado com mais consideração após se dedicar à aprovação de projetos importantes como o reajuste do IPTU.

Mais um vereador ouvido

Jorge Felippe depôs ontem à Divisão de Homicídios sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol). Discreto, o chefe do Legislativo carioca entrou pela porta lateral da delegacia.

Libera geral

A Assembleia Legislativa estuda devolver não só os policiais militares que ainda estão por lá, mas todos os agentes de Segurança: bombeiros, policiais civis e agentes penitenciários. A mesa diretora da Alerj chegou a votar ontem pela devolução de 100% dos PMs, mas suspendeu a votação. O novo pacote, que abrange as quatro categorias, será votado na terça.

170 PMs cedidos ao TRE

Deputados reclamavam ontem que a Secretaria de Segurança requereu 87 PMs que atuavam para a Alerj, mas cedeu 170 para o Tribunal Regional Eleitoral: "E isso faltando ainda seis meses para a eleição!", bradou Zito (PP). O envio dos policiais para o TRE-RJ foi avalizado pelo interventor federal, general Braga Netto, no dia 11 de abril.

Resposta

Procurados pelo Informe, TRE-RJ e Secretaria de Segurança elaboraram nota conjunta. Afirmam que a solicitação foi feita ao comando da PM antes da intervenção. E que, após reunião do presidente do TRE, Carlos Passos, com o interventor federal, foi "garantido todo o apoio necessário à realização das eleições." Cedidos por nove meses, os PMs atuarão na fiscalização eleitoral, "coibindo campanhas antecipadas, abusos e garantindo a integridade de urnas, eleitores e candidatos".

Hoje ou amanhã

O botafoguense Crivella tem um encontro previsto com o goleiro Gatito Fernández, ídolo do Alvinegro. O jogador é fiel da Assembleia de Deus no Paraguai. Crivella é amigo do pastor da igreja de Gatito.

Rivalidade extra-campo

O Botafogo superou o Vasco não só no Carioca. A prefeitura e o governo, com Pezão (MDB), são comandados por botafoguenses. O predomínio já foi do Vasco, com Eduardo Paes (DEM) e Cabral.

Você pode gostar
Comentários