Por PAULO CAPPELLI

Rio - Em um momento em que se discute o reforço de policiais militares nas ruas, o salto no efetivo de agentes alocados na Secretaria de Estado do Ambiente chama a atenção. De 2015 para 2018, houve um aumento de 450%. Há três anos, havia quatro PMs: um coronel e outros três policiais. Hoje, há 22 PMs, sendo um coronel, três tenentes-coronéis, um major e 17 praças. A 'tropa' atende às necessidades do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que fiscaliza e combate crimes ambientais.

O governo diz que há uma explicação para isso. Afirma que um decreto de 2017 passou a classificar o Inea como órgão de interesse militar. E que "as antigas operações espetaculosas para gerar flashes (...) foram substituídas por um sistemático e crescente aumento da fiscalização". Segundo a pasta, o número de vistorias aumentou 236% após o reforço policial.

A vez dos pequenos

O advogado Carlos Frota, observador da política nacional e estadual, atentou para um detalhe importante. Nesta eleição, uma mudança no cálculo feito para preencher vagas com base na quantidade de votos que o partido recebe beneficiará legendas pequenas. "Antes, partidos ou coligações que não atingissem o quociente eleitoral não elegiam parlamentar algum. Com a nova regra, mesmo as legendas que atingirem poderão preencher as cadeiras que sobrarem." O quociente eleitoral é a soma de votos totais divida pelo número de cadeiras.

Na prática

Se a regra já estivesse em vigor em 2014 na disputa pela Assembleia Legislativa, sairiam Geraldo Pudim (MDB) e José Luiz Anchite (PP) e assumiriam Édino Fonseca e Graça Pereira, que concorreram, respectivamente, pelo PEN e PRTB.

Lá e cá

Em tese, o DEM faz oposição a Marcelo Crivella (PRB). E enquanto o prefeito diz que apoiará Indio da Costa (PSD) ao governo do estado, o DEM afirma que lançará Eduardo Paes. Mas, na prática, o DEM faz parte da administração Crivella. O vereador Carlo Caiado (DEM) tem indicações na prefeitura. O diretor de operações da RioTur é Bruno Mattos (DEM), amigo do influente presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O advogado Victor Travancas (DEM) foi nomeado, na semana passada, para cargo na Rio Eventos.

Pragmatismo político

Crivella e DEM planejam seguir caminhos diferentes em 2018, mas o prefeito sabe da importância de manter parte do partido sob sua área de influência para aprovação de projetos importantes na Câmara.

Rumo a Brasília?

Caiado planeja deixar o mandato de vereador. Caso Rodrigo Maia concorra mesmo à Presidência, Caiado disputará a eleição à Câmara dos Deputados. Se Maia desistir da corrida presidencial, Caiado tentará uma vaga na Assembleia Legislativa.

Falando nisso....

O vereador Reimont (PT) é outro que quer se eleger deputado federal. Fará dobradinha com o ex-deputado estadual Robson Leite (PT), que buscará recuperar o assento na Alerj.

'Carioca Valley Day'

O Clube do Empreendedor oferecerá palestras gratuitas sobre criatividade e economia.

 

Você pode gostar
Comentários