Max Lemos (à esquerda) e Vinicius Farah (à direita) - Reprodução / Facebook e Márcio Mercante / O Dia
Max Lemos (à esquerda) e Vinicius Farah (à direita)Reprodução / Facebook e Márcio Mercante / O Dia
Por PAULO CAPPELLI

Rio - Com a ida de Eduardo Paes para o DEM, o MDB estuda alternativas para ter candidatura própria ao governo estadual. Os ex-prefeitos Max Lemos (de Queimados) e Vinicius Farah (de Três Rios) foram alçados ao posto de potencial candidato. Ambos foram lembrados em reunião que envolveu o ministro Moreira Franco, o deputado federal e presidente do MDB-RJ, Leonardo Picciani, e o governador Luiz Fernando Pezão, na semana passada.

Seja qual for o escolhido, a ideia é apresentá-lo como gestor com administração reconhecida. Caso Max Lemos seja o nome ao Palácio Guanabara, o MDB reforçará que ele se reelegeu prefeito com 93% dos votos válidos e que foi o único a emplacar o sucessor na Baixada Fluminense, em 2016. Se Vinicius Farah for o candidato, o MDB sublinhará a reeleição com 83% da preferência.

Joga pedra na Geni

Defensor da candidatura própria, o deputado estadual André Lazaroni (MDB) afirma: "Se o MDB não tiver candidato, será a Geni desta eleição. Todos vão bater, e ninguém vai defender. Muito menos o Eduardo, agora no DEM."

Correndo por fora

Lazaroni tem feito movimentos na Assembleia Legislativa para também ser lembrado como nome ao governo do estado.

Queda de homicídios

O número de homicídios caiu na Baixada e em São Gonçalo, regiões com o maior índice de criminalidade no estado, comparando-se o mês de março de 2017 com o de 2018. No ano passado, foram registrados 232 assassinatos; em 2018, 202. Uma queda de 12%. Em São Gonçalo, foram 49 casos em 2017 e 42 este ano, uma queda de 14%. Os dados são do Instituto de Segurança Pública.

Zona Sul

Do Leblon ao Leme, passando por Ipanema e Copacabana, não houve registro de homicídio em março deste ano. Em 2017, foram dois casos.

Roubos aumentam

Já o registro de roubos aumentou. Na Baixada, foram 1669 em março deste ano, 5% a mais que em 2017. Em São Gonçalo, 632 casos. Acréscimo de 13%.

Intervenção analisada

Levantamento da Orbe Pesquisa encomendado pela BB Consultoria mostra que os cariocas são favoráveis à intervenção. O maior índice de apoio foi registrado na Zona Norte: 67,6%. O menor, na Zona Oeste: 59,3%.

Acusação grave

O vereador evangélico Otoni de Paula (PSC) acusou ontem, na tribuna da Câmara, a cantora Ludmilla de associação ao tráfico. "A nova música lançada por ela na internet diz: 'Não liga para o que eu falo, só não encosta no meu baseado'. Que as autoridades estejam alertas para esse tipo de associação ao tráfico e apologia às drogas."

Acioli presente

Condenados a 26 anos e 21 anos de prisão pela execução da juíza Patrícia Acioli, os ex-PMs Jeferson de Araújo Miranda e Sérgio Costa Júnior voltarão ao banco dos réus. Depois de amanhã, vão ao 1º Tribunal do Júri no julgamento que envolve o assassinato de Diego Betiene, em 2011, em São Gonçalo. Na época responsável pelo processo, Patrícia decretou a prisão preventiva dos PMs em agosto daquele ano. Dias depois, foi assassinada.

TCE-RJ na vanguarda

O Tribunal de Contas do Estado promove amanhã (quinta-feira) o 1º Encontro Técnico de T.I. dos Tribunais de Contas.

Você pode gostar
Comentários