Orlando Curicica escreveu carta (no detalhe) de dentro da prisão. Ele nega envolvimento no assassinato de Marielle Franco (foto) - Reprodução do Facebook
Orlando Curicica escreveu carta (no detalhe) de dentro da prisão. Ele nega envolvimento no assassinato de Marielle Franco (foto)Reprodução do Facebook
Por PAULO CAPPELLI

Mudança de planos no Psol. Até então cotada para ser vice na chapa de Tarcísio Motta ao governo do estado, a vereadora de Niterói Talíria Petrone tentará se eleger deputada federal. O partido acredita que a professora de História herdará a luta (e os votos) de Marielle Franco, assassinada em 14 de março. Amiga da parlamentar executada, Talíria também é negra, feminista e a favor da diversidade sexual.

Junto com Marcelo Freixo, a vereadora mais votada de Niterói é apontada como puxadora de votos para a legenda em Brasília. A manobra, porém, cria um impasse: quem ocupará a posição de vice na chapa de Tarcísio ao Palácio Guanabara? Até o momento, o Psol estuda nomes como os de Renata Souza e Mônica Francisco. Ambas são negras, oriundas de favelas (Maré e Borel) e integravam a equipe de Marielle.

Prazo

O vice de Tarcísio — ou a vice, já que é mais provável que venha a ser uma mulher — será definido(a) em no máximo duas semanas.

Dobradinha niteroiense

Talíria fará dobradinha com Flávio Serafini, que tentará a reeleição à Assembleia Legislativa. Ele pretende ocupar o protagonismo que Freixo teve na Casa nos últimos anos.

Na raia da Alerj

Filiado ao Psol há cerca de um ano, o campeão paralímpico de natação Clodoaldo Silva será candidato a deputado estadual.

Indio quer tucano

Indio da Costa (PSD-RJ) jantou com Geraldo Alckmin (PSDB-SP), em São Paulo, no fim de semana. O presidenciável tucano deverá subir no palanque de Indio na campanha ao governo estadual.

Aproximação

Indio tem conversado com frequência com Rodrigo Maia (DEM-RJ) e com o vice-governador Francisco Dornelles (PP). Em fevereiro, chegou a almoçar com Eduardo Paes (DEM), também postulante ao Palácio Guanabara. Tudo se encaminha para um pacto de não agressão no primeiro turno, com provável aliança no segundo, caso Indio e Paes não se enfrentem. Afinal, ambos saíram do útero de Cesar Maia (DEM).

Fator Crivella

Um aliado de Indio minimiza as estocadas em Eduardo Paes no ano passado. Em outubro, o então secretário de Infraestrutura de Crivella afirmou ao Informe que Paes era irresponsável. "Era um momento em que, na prefeitura, Indio tinha que defender o governo Crivella e denunciar o rombo deixado pelo Eduardo", justifica o seguidor de Indio.

Mudança de postura

Após depor à Polícia Civil sobre o caso Marielle Franco, o vereador Zico Bacana (PHS), citado na CPI das Milícias, mudou da água para o vinho na Câmara. Passou a cumprimentar os funcionários do Palácio Pedro Ernesto e até a distribuir chocolates no Plenário.

Dá samba?

O carnavalesco Milton Cunha se filiou ao DEM para disputar vaga na Alerj. Foi muito bem recebido pelos evangélicos do partido. O DEM-RJ acredita que elegerá 8 ou 9 deputados estaduais e 5 ou 6 federais.

Texto já chegou à Câmara

Após o Tribunal de Contas do Município constatar irregularidades no Cimento Social, a prefeitura enfim decidiu submeter o projeto ao escrutínio da Câmara, como o TCM determinara. Um dos pontos que deverão ser alinhados é o critério adotado pelo município para selecionar as casas que receberão melhorias.

Você pode gostar
Comentários