Por PAULO CAPPELLI

Rio - A Câmara dos Deputados votará um projeto para punir a divulgação de notícias falsas, as chamadas 'fake news'. De acordo com o relator, deputado Celso Pansera (PT-RJ), o texto será apresentado em maio ou, mais tardar, no início de junho. "A ideia é proteger as pessoas contra fake news, mas com muito cuidado para não descambar para o lado da censura", diz ele, ressaltando que o valor de multas a quem publicar ou compartilhar notícias falsas ainda é estudado. A ideia é que a lei entre em vigor antes da eleição.

Outra questão que a Câmara avaliará é a proteção dos dados pessoais de internautas. O projeto começou a ser elaborado em 2012 e só agora, após o escândalo do Facebook nos Estados Unidos, está sendo retomado. A relatoria é de Orlando Silva (PCdoB-SP).

Controle

Para a proteger as informações pessoais de internautas, a Câmara estuda a criação de um órgão nacional de controle.

'Crivella Boladão'

Inspirados na 'Dilma Bolada', criada durante a gestão da ex-presidente, seguidores do prefeito Marcelo Crivella (PRB) fizeram a página 'Crivella Boladão'. O curioso é que os conteúdos, publicados majoritariamente por integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus, são quase sempre dedicados a rebater publicações da TV Globo. O 'vídeo de tela' é a abertura do telejornal RJ-TV com uma edição humorística no final.

Guerrilha virtual

'Crivella Boladão' paga ao Facebook para que suas postagens atinjam mais internautas o chamado 'post patrocinado'. Aos 25 anos, Vercino Vidal, um dos criadores da página, que tem 58 mil seguidores, diz ser o patrocinador. "Administro outras páginas no Facebook e, quando sobra algum dinheiro para impulsionar publicação, coloco na do Crivella", afirma o DJ e integrante da Força Jovem Universal, segmento da igreja de Crivella.

No plural

Comentário corrente na Câmara Municipal: no mínimo dois vereadores estão encrencados na investigação que apura o assassinato de Marielle.

Aliás

Do deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ): "Os casos da juíza Patrícia Acioli edo pedreiro Amarildo foram elucidados em 60 e 90 dias. Esperamos que a descoberta de atiradores e mandantes venha, no máximo, nesse prazo. Já são 46 dias sem Marielle."

Eles merecem!

Victor Travancas, da Rio Eventos, sugeriu ao presidente da Rio Tur, Marcelo Alves, que o 'Palácio Rio 450', uma das sedes da prefeitura, em Oswaldo Cruz, seja rebatizado. "O Rio já está com 453 anos. É hora de um nome definitivo: 'Palácio Dona Ivone Lara e Paulo da Portela', em homenagem aos ícones da cultura popular que moraram no bairro."

Crianças sem transporte

Alunos da Escola Municipal Elmo Baptista, na Ilha da Madeira, em Itaguaí, estão com dificuldade de chegar à sala de aula. Desde o começo do ano, a barca que fazia o transporte dos estudantes deixou de operar. A Prefeitura de Itaguaí diz que o serviço foi suspenso temporariamente porque a empresa, que atuava desde 2016, não estava devidamente legalizada. Uma nova licitação está sendo feita, ainda sem prazo para ser concluída. Questionada pelo Informe sobre uma solução temporária, a prefeitura diz que estuda o uso de embarcação da Secretaria de Meio Ambiente.

 

Você pode gostar
Comentários