Presidente da Alerj, André Ceciliano é o entrevistado da live do jornal O DIA nesta segunda-feira, às 12h - Divulgação/Alerj
Presidente da Alerj, André Ceciliano é o entrevistado da live do jornal O DIA nesta segunda-feira, às 12hDivulgação/Alerj
Por PAULO CAPPELLI

Rio - De campos políticos tão opostos quanto água e óleo, DEM e PT podem selar uma aliança na corrida pelo governo estadual. Ao menos é isso o que diz o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, André Ceciliano (PT). Homem de confiança do presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, Ceciliano acena com uma possibilidade de união. "Caso o Rodrigo Maia (DEM) não seja candidato à Presidência, o DEM fluminense pode apoiar o nosso candidato ao Planalto, seja o Lula ou outro nome. Em troca, apoiaríamos o Eduardo Paes (DEM) ao Palácio Guanabara".

Ceciliano cita a ótima relação entre Quaquá e Paes como um facilitador para a união. Para que a ideia se concretize, porém, seria necessária uma dissidência regional, já que o diretório nacional do DEM não apoiará um petista. Precedente existe. Como o 'Aezão', quando grande parte do MDB-RJ desembarcou da candidatura de Dilma Rousseff (PT) para apoiar Aécio Neves (PSDB).

Precedente 2

Alianças eleitorais entre DEM e PT já ocorreram em Nova Iguaçu.

Justificativa

"O Rodrigo Maia, como presidente da Câmara, foi uma grata surpresa. O Estado do Rio não pode prescindir da Presidência da Câmara", diz Ceciliano.

Ou seja

No cenário acima, Celso Amorim (PT) retiraria a candidatura ao governo.

Almoço presidencial

Presidentes do PT-RJ e do PP-RJ, Quaquá e o vice-governador Franciso Dornelles almoçaram juntos anteontem. Dornelles é muito ligado a Paes. Seria o esboço de um arco de aliança envolvendo PP, PT e DEM no estado?

A mágoa de Cunha

Preso em Curitiba, Eduardo Cunha está furioso com Waguinho (MDB), prefeito de Belford Roxo. O ex-presidente da Câmara contava com os votos da cidade para eleger a filha Danielle Cunha (MDB) deputada federal. Mas Waguinho, por sua vez, já mandou avisar que lançará a mulher, Daniela Carneiro (MDB).

É que...

Em 2014, Waguinho se elegeu deputado estadual com a ajuda de Cunha.

Votação

Cunha foi o federal mais votado de Belford Roxo, com 23.766 votos.

Mesmo reduto eleitoral

E não há nem a possibilidade de a filha de Cunha ou a mulher de Waguinho concorrer a estadual, já que Canela (MDB) tentará a reeleição.

Acusação e resposta

A deputada Cidinha Campos (PDT) acusou o professor da rede estadual Pedro Mara (Psol), que tem uma folha de maconha tatuada no braço, de "tatuar a maconha na mente dos alunos". O docente, que já fora atacado por Flávio Bolsonaro (PSL), diz que vai processar a pedetista: "A Justiça já decidiu a meu favor. O Bolsonaro entrou com ação no Ministério Público e perdeu."

Pancadaria

Sabe o embate envolvendo guardas municipais e fiéis da Igreja Geração Jesus Cristo, que teriam pichado patrimônio público no Arpoador? O vereador Átila A. Nunes (MDB) condenou o afastamento dos agentes: "Eles foram desacatados. A chefe da Guarda, Tatiana Mendes, agiu com covardia." Vale ressaltar, porém, que um homem foi ferido gravemente na ação.

Você pode gostar
Comentários