Por

Rio - Filha do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, a publicitária Danielle Cunha (MDB) tem ido atrás de antigos aliados do pai em busca de apoio para se eleger deputada federal. Alguns dos procurados tremem na base. Receiam que, caso neguem ajuda, provem a vingança de Cunha quando este deixar a prisão em Curitiba. Ou pior: que mesmo preso o ex-parlamentar dê com a língua nos dentes e possa prejudicá-los.

Um dos que se recusaram a apoiar Danielle é Waguinho (MDB), prefeito de Belford Roxo que decidiu lançar a mulher, Daniela, para o mesmo cargo que o almejado pela filha de Danielle. Belford Roxo é um dos redutos eleitorais de Cunha. Em 2014, Waguinho elegeu-se deputado estadual com o apoio do ex-presidente da Câmara.

Doze pecados capitais

Depois de uma trégua com o governo Marcelo Crivella (PRB), o PDT decidiu partir para o embate com o prefeito. Em reunião de dirigentes municipais na sede do partido, no Centro, foi distribuído um folheto com 'Os doze motivos para ser oposição ao Crivella', numa referência ao número da legenda: 12.

Resposta

Apontado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, como o nome do DEM ao governo estadual, Eduardo Paes diz que está focado em seu trabalho na iniciativa privada, na multinacional BYD: "Apregoam por aí que estive em campanha nas últimas semanas. Realmente, estive em 'campanha' na Colômbia, em Washington e no México. Na semana que vem vou ao Chile. Nesta eleição, trato de vender carros, caminhões e ônibus elétricos, além de painéis solares".

Mentor

Paes prossegue: "Se tem uma campanha que me interessa no Brasil é a do Rodrigo Maia (à Presidência). Aliás, a única pessoa capaz de dizer hoje os rumos que devo seguir".

Providência

Após reclamação do Informe, o Metrô Rio improvisou fitas rosas no chão das estações alertando sobre a existência dos vagões femininos. Ficarão lá até que as novas placas sejam confeccionadas.

17 anos

Sabe as mudanças no foro privilegiado? Vieram em momento oportuno. O STF acumula mais de 2 mil ações de controle concentrado aquelas que, constitucionalmente, só o STF pode julgar, como ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs). Uma delas, que trata da permissão para políticos participarem de rádios comunitárias, estava há 17 anos(!) esperando até entrar em pauta na semana passada.

1 mês

Está certo que tantos políticos mudaram de partido que é quase impossível decorar para onde cada um foi. Mas, passado exato um mês do fechamento da janela de transferências, o site da Assembleia Legislativa continua desatualizado.

De volta à origem

A Secretaria Estadual de Educação reduziu, em dois anos e meio, 62% dos funcionários cedidos para outros órgãos, como prefeituras, tribunais e Assembleia Legislativa. Em 2015, 815 servidores atuavam fora da pasta. Atualmente, são 309. "Alcançamos a meta. A quantidade de cedidos já é inferior a 0,4% do nosso efetivo, que é de 84 mil servidores", diz o secretário Wagner Victer.

Você pode gostar
Comentários