Por PAULO CAPPELLI

Rio - Secretário de Segurança na gestão de Rosinha Garotinho, Marcelo Itagiba sonha em ser o nome do PPS ao governo do estado. Quando deixou o PSDB e ingressou no partido, em abril, pleiteava a legenda para disputar o Senado. Após o antropólogo Rubem Cesar (PPS) ganhar força e ser cotado para o Palácio Guanabara, Itagiba se ouriçou. A seu favor, o delegado da Polícia Federal diz ter a credencial da experiência na área de Segurança, tema tão sensível nesta eleição. Pesa contra o postulante, porém, o fato de o período à frente da Secretaria ser lembrado pelo aumento da violência.

Seja como for, está lançada a queda de braço entre Itagiba e Rubem Cesar, com vantagem para o segundo, que hoje tem a preferência da maioria do PPS.

Tucanos de olho

A definição do nome do PPS e até mesmo se o partido terá candidato dependerá de conversas com o PSDB. As duas legendas são unha e carne no estado.

Vento que bate em Chico...

Chico Alencar (Psol-RJ) rebate posicionamento do presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, publicado aqui ontem: "Ele defende que abramos mão da candidatura do Tarcísio Motta (Psol) e apoiemos o Celso Amorim (PT) por causa de uma pesquisa feita a cinco meses da eleição? Isso também vale para o Senado, considerando que é difícil eleger dois candidatos de esquerda?".

É que...

Na pesquisa divulgada pelo 'Jornal do Brasil', Alencar, pré-candidato do Psol ao Senado, aparece à frente de Lindbergh Farias (PT).

Ordem do presídio?

Coordenador do Observatório dos Crimes de Intolerância, o ex-secretario de Direitos Humanos Átila Alexandre Nunes (MDB) diz que a depredação de um centro umbandista esta semana em Nova Iguaçu foi ordenada de dentro de uma cadeia: "Foi obra de traficantes que receberam ordens de detentos que se autointitulam evangélicos." Nunes marcou uma reunião com o comandante da Polícia Militar, Cornoel Laviano, para tratar do tema.

Culpa no cartório?

Na ação contra Eduardo Paes (DEM) pelo cancelamento de empenhos na prefeitura, o Ministério Público do Rio alfineta o Tribunal de Contas do Município: "... a despeito das considerações da Coordenadoria de Auditoria e Desenvolvimento, o TCM deliberou, por unanimidade, pela emissão do parecer à aprovação das contas".

Tô fora

Desde que Marcelo Crivella (PRB) assumiu a prefeitura, sua família anda com escolta municipal por questões de segurança. Mas Crivella Filho tem se recusado a andar nos carros blindados. É que os veículos já enguiçaram várias vezes com ele dentro.

No túnel

Ontem, por acaso, Filho precisou usar um dos carros adquiridos pela prefeitura e... ficou a pé. Solicitou outro e... enguiçou, de novo, dentro do Zuzu Angel. "Duas vezes no mesmo dia! Só pode ser brincadeira de mal gosto", desabafou. A empresa que fornece os 'possantes' é a CWM.

Direita x Esquerda

"O Brasil tem mais jovens que se declaram de direita do que de esquerda". É com essa fala que o presidente do Novo-RJ, Luciano Felipe, abrirá hoje o 1º congresso do partido no Rio. Para comprovar a tese, apresentará pesquisas. Segundo ele, a derrocada de Lula minou a esquerda.

Você pode gostar
Comentários