Prefeito foi questionado por reunião com líderes religiosos no início de julho - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Prefeito foi questionado por reunião com líderes religiosos no início de julhoEstefan Radovicz / Agência O Dia
Por PAULO CAPPELLI

Após a briga com o chefe da Casa Civil, Paulo Messina, publicada pelo Informe, o secretário de Educação, Cesar Benjamin, pediu demissão ontem de manhã ao prefeito Marcelo Crivella (PRB). No fim da tarde, depois de se reunir com servidores da pasta, decidiu voltar atrás. À noite, encaminhou mensagem a aliados dizendo que Crivella aceitara o seu retorno.

Se o prefeito, que já havia concordado com a demissão, mantiver Benjamin no cargo, representará uma perda política para Messina, que foi chamado publicamente de "espertalhão" e de "napoleão de hospício" pelo secretário de Educação. A volta de Benjamin divide o núcleo duro de Crivella: "Não tem o menor clima para isso", sustenta um. "O Cesinha é muito querido pelo prefeito. Tem porta aberta", argumenta outro. Procurado pela Coluna desde o fim da tarde de ontem, Crivella não se posicionou sobre o assunto.

Segundas intenções

O deputado federal Marcelo Delaroli é apontado pelo PR como pré-candidato ao governo do estado. Mas o que o partido quer mesmo é emplacar o parlamentar como vice de Eduardo Paes (DEM) na chapa ao Palácio Guanabara.

Ah, Maricá...

A aliados do ex-prefeito, Delaroli é apresentado como um nome do interior do estado onde Paes é mais fraco eleitoralmente e com experiência na área de Segurança Pública (é ex-policial militar). De quebra, tem reduto eleitoral em... Maricá.

Injeção de grana

Aprovado na Câmara Municipal, o programa 'Recupera' tem ambição de trazer para os cofres do município R$ 30 bilhões, dos R$ 40 bilhões que empresas devem ao Rio. O valor almejado equivale a cerca de um ano inteiro de arrecadação da prefeitura. O texto prevê condições vantajosas para que companhias à beira da falência ou em recuperação judicial quitem suas dívidas.

Nome sujo

O prazo para que as empresas quitem a dívida ainda será regulamentado pelo município. As companhias que não pagarem o que devem terão seus nomes encaminhados para o Instituto de Protesto de Título, que é remetido aos cartórios. "A União atua de forma semelhante com o Cadin (cadastro de inadimplentes). Já estava na hora de a prefeitura fazer isso", diz o chefe da Casa Civil, Paulo Messina, ressaltando o empenho do secretário de Fazenda, Cesar Barbiero, no projeto.

O arroto de Núbia

Ex-prefeita de Magé, Núbia Cozzolino arrotou e se recusou a sentar no local indicado durante audiência na qual respondia a acusações do Ministério Público Eleitoral por compra de votos. Além disso, riu de testemunha que prestava depoimento. As informações constam em relato do juiz eleitoral Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, publicado no Diário da Justiça publicado na terça-feira.

Cultura

O professor Carlos Alberto Serpa e o produtor Leandro Bellini promoverão hoje rodas de literatura brasileira e de poesias com a participação de artistas e jornalistas. É no Espaço Cesgranrio do Salão Carioca do Livro, na Biblioteca Parque Estadual, na Avenida Presidente Vargas, no Centro.

Homenagem

A vereadora Teresa Bergher (PSDB) entrega hoje a medalha Pedro Ernesto à 'Ação da cidadania', organização não governamental criada por Betinho que completa 25 anos de existência. O evento será na sede da ong, na Rua Barão de Tefé 75, no Centro.

Você pode gostar
Comentários