Deputado Pedro Paulo falou sobre a realidade de vários clubes - Câmara dos Deputados
Deputado Pedro Paulo falou sobre a realidade de vários clubesCâmara dos Deputados
Por PAULO CAPPELLI

Rio - Principal aliado político de Eduardo Paes (DEM), o deputado federal Pedro Paulo Carvalho (DEM-RJ) critica duramente o governo Pezão (MDB): "Não avança em nada". Para ele, o fato de Paes ter sido do MDB não será empecilho na corrida ao Palácio Guanabara: "O que será colocado na campanha são as administrações de cada um".

O DIA: Como avalia a gestão de Pezão após a assinatura do pacto de recuperação financeira com a União?

Depois de ter passado quase um ano dedicado ao regime de recuperação fiscal, vejo que o estado não está avançando em nada. As decisões do governador têm sido contraditórias em relação ao momento que a gente vive.

Por exemplo...

Não há nenhuma transparência em relação à redução dos incentivos fiscais, sendo que a lei obriga redução de 10% ao ano. Não se sabe se, nestes oito meses de regime de recuperação, isso está sendo cumprido. Com relação à contenção de despesa com pessoal, há uma série de vedações na lei complementar e ainda nenhuma regulamentação pelo estado. E mais: de um lado, o Tribunal de Contas do Estado rejeita as contas do governo em um relatório de 800 páginas; do outro, o governo pede mais um empréstimo de R$ 3 bilhões, o que agrava o descumprimento da regra de ouro. Falta compreensão. Tem que ter medidas duras. O próximo governador terá que ser muito mais um gestor de uma massa falida do que um executivo.

Como próximo governador, seu partido defende o nome de Eduardo Paes (DEM). O fato de ele ter sido aliado e correligionário de Pezão não atrapalha esse discurso?

Não. Acredito que o que vai estar sendo colocado na campanha são as administrações. O que é a administração do governo atual, o insucesso dessa gestão, e o que foi a administração do Eduardo Paes, da qual eu tive a honra de participar. Uma administração de sucesso que promoveu o maior ciclo de investimentos da cidade. A imagem do Eduardo na eleição será avaliada pelo que ele fez. Acho que está claro que ele diverge da forma como o estado é conduzido. E ainda contamos com o desastre da gestão Crivella (PRB), o nosso maior cabo eleitoral.

Eventual apoio do MDB seria bem-vindo?

Não vejo nenhum tipo de problema em ter o apoio do MDB. A salvação do Rio vai significar um esforço de toda a política. A gente não pode negar a força do MDB no interior, na Baixada. O desafio do governador é construir, não é destruir nem achar que estará recluso a um ideário partidário.

Quem seria o vice ideal?

Um nome da Baixada ou do interior seria importante, porque naturalmente o Eduardo é visto como um quadro da capital. E é do conhecimento de todos que desejamos que o PDT componha a nossa chapa.

Mas quem seria esse vice? O PDT lançou a pré-candidatura de Pedro Fernandes...

Por conta da liturgia, prefiro não ser deselegante citando nomes. Seria uma decisão do PDT.

Você pode gostar
Comentários