Por Cassio Bruno (interino)

Rio - O Rio de Janeiro registrou aumento do número de jovens com idade entre 15 e 29 anos que não trabalham e também não estudam, conhecidos como "nem-nem".

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados recentemente, o estado passou de 790 mil, em 2016, para 875 mil pessoas, em 2017 (23,9% do total dentro da faixa etária). É maior que a média nacional de 23%. Para os pesquisadores, o principal fator foi o crescimento do desemprego.

'Sou candidato'

Embora lideranças do PT afirmem que o senador Lindbergh Farias não será candidato à reeleição para concorrer a deputado federal, ele diz: "Sou candidato ao Senado. Fiz um mandato em defesa dos trabalhadores e oposição ao (presidente Michel) Temer".

Quem fica de fora?

Aliás, a briga dos petistas do Rio, pré-candidatos a deputado federal, é acirrada. O partido acredita na redução de representantes na bancada fluminense. A lista tem Washington Quaquá, Benedita da Silva, Luiz Sérgio, Celso Pansera, Wadih Damous e outros.

Quem vai desistir?

Pedro Fernandes (PDT) e Leonardo Giordano (PCdoB), pré-candidatos ao governo, assinaram um documento ontem no qual afirmam "construir juntos uma plataforma para tirar o Estado do Rio da crise". É o sinal de que um deles abrirá mão de concorrer ao Palácio Guanabara.

Cabo eleitoral

Bernardinho, técnico de vôlei, não disputará mais o governo. Mas virou cabo eleitoral de pré-candidatos a deputado do Partido Novo. Segunda-feira agora, na Barra, fará debate com um deles: Rafael Hatab. Nos eventos, ele explica o motivo de ficar de fora das eleições.

Fator esposa

Fernanda Venturini, a esposa, ameaçou deixar o Brasil caso ele concorresse.

Infiel

O Ministério Público Eleitoral pediu à Justiça a perda de mandato do vereador de Maricá, Filippe Poubel, por infidelidade. Eleito pelo DEM, ele se filiou ao PSL. O MP diz ter sido ilegal porque o prazo da janela partidária não se aplica a quem não está em fim de mandato.

Amigo preso

A Polícia Federal prendeu ontem o amigo e braço direito do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), na Operação Registro Espúrio. Norberto Martins, secretário-geral do partido, foi um dos que influenciaram Jefferson a denunciar o mensalão no Congresso, em 2005.

Cadê Moreira?

Em plena crise, Moreira Franco não é visto mais ao lado de Michel Temer. Com a greve dos caminhoneiros, o ministro de Minas e Energia desapareceu das entrevistas cedidas pelo presidente.

Intolerância

Em visita ao Rio, o ator e embaixador da ONU, Danny Glover, se disse preocupado com a intolerância religiosa no estado. O encontro foi com ex-secretário de Direitos Humanos Átila Alexandre Nunes.

Patrimônio

A Câmara aprovou projeto de lei que torna cervejas artesanais Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município do Rio. Os autores são Carlo Caiado (DEM) e Rafael Aloísio (MDB).

 

Você pode gostar
Comentários