Por PAULO CAPPELLI

Rio - Presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato à Presidência da República, Rodrigo Maia (DEM-RJ) se encontrará hoje com o vice-governador Francisco Dornelles, cacique do PP-RJ. No tabuleiro, o xadrez eleitoral envolvendo as eleições nacional e fluminense. Maia ensaia uma aliança não só com o PP, mas também com o PDT, que lançará Ciro Gomes (CE) ao Planalto.

No cenário analisado, Maia retiraria a candidatura para apoiar Ciro e, entre outros acordos regionais, cobraria o apoio dos partidos a Eduardo Paes (DEM-RJ) na disputa ao governo do Rio. No estado, o PDT defende hoje a pré-candidatura de Pedro Fernandes, que se filiou ao partido este ano. Presidente do PDT, Carlos Lupi confirma a aproximação com DEM e PP, mas diz que não tratou da retirada da candidatura de Fernandes para apoiar Paes: "Isso é conversa para uma segunda etapa. Agora estamos abordando programa de governo. Não se pode descartar, também, a possibilidade de o Ciro ter um palanque duplo no Rio, com o Pedro e o Eduardo candidatos ao Palácio Guanabara".

Demanda do PP

Já a conversa de Maia com Dornelles ocorre uma semana após a Coluna revelar a insatisfação do PP com a Crivella" title="O temor de Marcelo Crivella" src="2020/common/static/CACHE/img/placehold.jpg" class="lazyload" data-src="https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2020/12/04/398x267/1_041220005-20658392.jpg">

Informe do Dia

O temor de Marcelo Crivella