Rio - Uma semana após as mortes de dois adolescentes de 14 anos (Marcos Vinícius da Silva e Guilherme Henrique Natal) por balas perdidas, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), enviou projeto de lei à Câmara em que pede autorização para pagar os velórios e os enterros dos alunos da rede municipal vítimas de violência. A votação deverá ocorrer depois do recesso parlamentar.
"Embora não seja possível reparar integralmente a dor e o sofrimento daqueles que precocemente perderam suas vidas e dos seus familiares, o projeto objetiva dar o mínimo de dignidade", afirma Marcelo Crivella em mensagem enviada aos vereadores e publicada ontem no Diário Oficial da Casa.
Na lanterna
Filho do ex-presidente João Goulart, o pré-candidato do PPL ao Planalto, João Vicente Goulart, patinou na última pesquisa Ibope. Teve mísero 1% nos cenários com ou sem Lula. O pai foi deposto pelo golpe militar de 1964.
Justificativa
O deputado Comte Bittercourt (PPS) negou à Coluna ter cargos no governo. Justificou a falta na votação das contas de Pezão porque tinha um compromisso em Campos. "Não sou da base e nem da oposição. Voto conforme meus valores. Veja o meu histórico".
Histórico
Comte votou (com aliados de Pezão) pela privatização da Cedae, em fevereiro de 2017. Nove meses depois, se ausentou da sessão que decidiu pela soltura de Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi. Todos do MDB e presos na Lava Jato. Comte estava de licença.
Coincidência?
Já Pedro Fernandes (PDT), pré-candidato ao governo, diz ter sido operado no mesmo dia da votação das contas de Pezão. A cirurgia, afirma, foi marcada bem antes.
Acauteladas
O presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB), anunciou: as armas dos vereadores ficarão acauteladas na segurança. A Coluna revelou que a turma andava armada no plenário.
A vida na cadeia
O ex-deputado presidiário Eduardo Cunha (MDB) bem que tentou. O ministro do Supremo, Marco Aurélio de Melo, mandou soltá-lo. Mas...com a ficha corrida, continuará na cela.
Fim de contrato
A prefeitura do Rio também encontrou irregularidades na administração da Coordenação de Emergência Regional (CER), do Leblon, feita pela Sociedade Espanhola de Beneficência (SEB). E, antes da decisão da Justiça (como revelou o Informe), em 2015, já havia anulado o acordo.
Sem estrutura
A Polícia Rodoviária Federal reclamou com o Ministério Público Federal a falta de um posto na BR-40. O antigo foi demolido.
Adeus ao bispo
Dom Luciano Bergamim deixa a Diocese de Nova Iguaçu em setembro. Dom Gilson Andrade da Silva o substituirá. A diocese comanda igrejas de Belford Roxo, Nilópolis, Queimados, Paracambi, Mesquita, Japeri e Paulo de Frontin.
Poxa, Pezão!
Pezão (é pena!) vetou um projeto de lei da deputada Lucinha (PSDB) para instalar rampas nas plataformas da Supervia. Deficientes reclamam (com razão) das dificuldades de acesso aos trens. A decisão governador ainda será apreciada pelos parlamentares.