Por Cassio Bruno (interino)

Rio - Os caciques Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Gilberto Kassab (PSD-SP) travam um duelo particular no Rio. Ambos brigam por alianças para os seus respectivos pré-candidatos ao governo Eduardo Paes e Indio da Costa. Paes leva larga vantagem: garantiu quase todos os partidos de centro ao seu lado. A briga, agora, é para ver quem conseguirá apoio de PSDB e PPS, as noivas da vez.

Os partidos que fecharam com Paes assumiram com ele o compromisso de só confirmarem as alianças um dia antes da convenção do DEM. Caso mais emblemático é o PDT. Carlos Lupi, presidente da sigla, já decretou apoio e acertou participação no governo, caso Paes seja eleito.

O negociador

Lupi negociou ainda a possibilidade de lançar um candidato do PDT ao Senado na chapa de Eduardo Paes ou ter a vaga de vice-prefeito para o deputado estadual Pedro Fernandes.

Acerto por cima

Rodrigo Maia e Eduardo Paes emplacaram também no chapão o PP, do vice-governador Francisco Dornelles. Mas o acerto foi feito por cima, via Ciro Nogueira, presidente nacional.

Para o Senado

Além do PP, Maia e Paes fizeram acordo com MDB, PR, Solidariedade, PTB, Avante e PTC. Por isso, há impasse para quem indicará os pré-candidatos das duas vagas ao Senado. Indio, que só tem o PRB de Crivella, deve ter na chapa Eduardo Lopes (PRB) e Arolde de Oliveira (PSD).

Crime ambiental

Desde 2011, tramita no Supremo Tribunal Federal uma ação penal contra o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB). O Ministério Público Federal o acusa de cometer crime ambiental numa área da Reserva Biológica de Tinguá.

Condenado

Reis foi condenado a sete anos e dois meses de prisão (semiaberto). Ele recorreu. A Procuradoria Regional da República acaba de pedir prioridade pela segunda vez para o STF julgar o recurso, que pode levar o prefeito a perder o cargo.

Cabral e Eike

Para receber R$ 51,9 milhões em propina de Eike Batista, Cabral usou a offshore Arcadia Associada S/A para firmar contrato falso com a holding Centennial Asset, de Eike. O serviço? "Aconselhamento e assistência" para comprar uma mina.

Hotel de luxo

Cabral acertou com Renato Chebar o repasse da propina de Eike no luxuosíssimo hotel St. Regis, em Nova Iorque. O ex-governador determinou ao doleiro que todo o dinheiro fosse aplicado em ações da Petrobras, da Vale e da Ambev nos Estados Unidos.

Pegou carona

Marina Silva (Rede) usou politicamente a condenação de Eike ontem num evento: "Torrou R$ 9 milhões que o BNDES o emprestou. Já pensou se esse dinheiro fosse investido em startups e empreendedorismo comunitário?"

Aluguel do Maraca

Flamengo e o consórcio Maracanã informaram ontem à 38ª Vara Cível ter chegado a uma "composição amigável" para acertar o valor do aluguel do estádio. As partes têm 30 dias para formalizar o acordo.

Gosto amargo

O Procon já notificou 22 lojas de chocolates de marcas famosas no Rio. Multou quatro até agora. Elas estavam sem alvará e certificados dos Bombeiros e de dedetização.

 

Você pode gostar
Comentários