A comunidade fica na Zona Norte do Rio - Reprodução / Internet
A comunidade fica na Zona Norte do RioReprodução / Internet
Por Cassio Bruno (interino)

Rio - Traficantes do Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, já cobram para políticos terem acesso a essas favelas. Em plena campanha fora de época (pelo calendário eleitoral só será permitida a partir de 16 de agosto), pré-candidatos que estiveram na região foram avisados do pedágio: poderão pedir votos apenas se pagarem aos chefões do crime. Os preços variam de R$ 150 mil a R$ 300 mil, dependendo do cargo a que forem concorrer.

A Polícia Civil e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) disseram não ter informações sobre o caso ainda. Para preservar a segurança dos pré-candidatos, o Informe não os identificará. O complexo é formado por pelo menos 16 comunidades divididas em cinco bairros.

Cadê Cesar Maia?

Não adianta nem pedir, neste momento, apoio do vereador Cesar Maia (DEM) para assinar pedidos de impeachment de Crivella (PRB). "Aguardo a investigação do MP (Ministério Público)", diz.

Por quê?

O ex-prefeito do Rio justificou (mas não explicou) a decisão de manter a cautela no polêmico caso: "Porque o procurador-geral iniciou a investigação. Há que se acompanhar".

Pressão popular

Vereadores mais experientes acreditam que o afastamento de Marcelo Crivella só ocorrerá com pressão popular. Mesmo capenga, a base do governo (ainda) é maioria. Aliás, nesta quarta, às 11h, haverá protesto na prefeitura.

Com cargos

Presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB) alegou ontem não querer "causar um constrangimento" ao não convocar sessão extraordinária no recesso. O vereador, primeiro na linha sucessória de Crivella, tem muitos cargos na prefeitura.

E o Messina, hein?

O chefe da Casa Civil, Paulo Messina, pediu demissão, mas ainda não arredou o pé da prefeitura.

E agora?

Se Messina ficar, o adversário e secretário Cesar Benjamin (Educação) fica também? A conferir.

Pouco conhecido

Pré-candidato ao governo pelo PPS, Rubem Cesar, fundador do Viva Rio, terá de provar ao partido que seu nome ainda é viável. A prova final está marcada para o dia 21 num evento com movimentos sociais, no Colégio Pinheiro Guimarães, no Catete.

Briga por apoio

Conforme a Coluna mostrou no último dia 4, o apoio do PPS e também do PSDB é disputado por Eduardo Paes (DEM) e Indio da Costa (PSD).

Justiça do Trabalho

Ganha corpo no Congresso a ideia de unir as justiças Federal e do Trabalho, como defende o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para magistrados e advogados, que debaterão o tema dia 26, no Rio, é uma tentativa de acabar com a Justiça do Trabalho.

Convocação oficial

Por falar em Rodrigo Maia, ele esteve em Resende, sábado. A prefeitura fez um comunicado oficial, por escrito, convocando os funcionários para recebê-lo. "Sua presença é indispensável", dizia o documento. O anfitrião, claro, foi o prefeito Diogo Balieiro (DEM).

Dança sem grana

A premiada companhia de dança Valéria Brito, de Nilópolis, pede dinheiro nos trens. Quer participar do 36º Festival de Joinville. Foi aprovada, mas tem como bancar a viagem.

Você pode gostar
Comentários