Estrategista de Eduardo Paes foi alvo de violência no Rio - Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Estrategista de Eduardo Paes foi alvo de violência no RioTânia Rêgo/ Agência Brasil
Por Paulo Capelli

Um dos marqueteiros da campanha de Eduardo Paes (DEM) ao governo, Marcello Faulhaber sofreu um sequestro relâmpago na noite da última quarta-feira. O estrategista foi abordado por bandidos no estacionamento da drogaria Pacheco, na Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca. Os criminosos obrigaram Faulhaber a fazer saques em caixas eletrônicos. O marqueteiro foi liberado em seguida, próximo à favela Cidade de Deus. Curiosamente, a Segurança é um dos temas estudados por Faulhaber e pela campanha de Paes.

Faulhaber atuou na subsecretaria da Casa Civil na primeira gestão de Paes. Em 2012, os dois brigaram. Em 2016, o marqueteiro trabalhou na vitoriosa campanha de Marcelo Crivella (PRB) à prefeitura. No Carnaval deste ano, Paes e Faulhaber se reaproximaram.

Observação: Apesar de atuar como 'marqueteiro' e de trabalhar para Paes, Faulhaber foi contratado pelo ex-prefeito como 'consultor'. O marqueteiro oficial da campanha de Paes ao governo é o baiano Maurício Carvalho, como a própria coluna antecipou no dia 24 de julho.

Tempos difíceis

Ontem, a Coluna mostrou que Crivella Filho (PRB), filho do prefeito, foi abordado por traficantes armados no Complexo da Maré. No dia 18, foi o vice na chapa de Romário (Pode), Marcelo Delaroli (PR), quem foi assaltado no restaurante Cervantes, na Barra da Tijuca.

Cavando apoio

Em ato de campanha em Maricá, Paes usou adesivo que pedia votos para... Washington Quaquá e Rosângela Zeidan, casal de petistas que disputará respectivamente vaga na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Trata-se de um aceno de Paes ao ex-prefeito de Maricá, que é também o presidente do PT estadual. Caso Marcia Tiburi (PT) não passe para o segundo turno e Paes prospere, Quaquá deverá apoiar o candidato do DEM.

Aliás

Paes também tem ótima relação com Fabiano Horta (PT), atual prefeito de Maricá. Por indicação de Quaquá, Horta foi secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário do ex-prefeito do Rio. Horta deixou o cargo em 2016, quando nacionalmente o PT rompeu com o MDB então partido de Paes como consequência do apoio ao impeachment de Dilma Rousseff.

Saudade dupla

Em entrevista ao site 'Alma de Bar', que divulga a culinária e a cultura dos botequins do Rio, Paes disse do que mais tem saudade: "Romário no Vasco." Além da nostalgia de quando o ex-craque era a estrela do Cruzmaltino, em vez de Yago Pikachu, o ex-prefeito também deve sentir saudade de quando o ex-jogador não era político. Candidato do Podemos, Romário disputa hoje com Paes a liderança nas pesquisas ao governo do Rio.

Agora é oficial

A chapa composta por Romário e Marcelo Delaroli é a primeira a ter o registro de candidatura oficialmente aceito pela Justiça Eleitoral. O desembargador Carlos Santos de Oliveira assinou ontem o deferimento.

Lixo

A Prefeitura de Mangaratiba, na atual gestão do prefeito Vitor Tenório Santos (PDT), o Vitinho, assinou contrato emergencial de R$ 2,7 milhões com a empresa Rio Zin para a coleta de lixo. Ocorre que o valor é apenas R$ 200 mil mais barato que o contratado junto a outra empresa de coleta pela vizinha Angra dos Reis, que tem três vezes mais habitantes (cerca de 120 mil pessoas). Aliás: Vitinho é foragido da Justiça desde ontem por suposta irregularidade nos gastos de Mangaratiba.

Você pode gostar
Comentários