Reitor da UFRJ e os deputados federais da bancada fluminense farão reunião na Presidência da Câmara nesta terça - Armando Paiva / Agência O Dia
Reitor da UFRJ e os deputados federais da bancada fluminense farão reunião na Presidência da Câmara nesta terçaArmando Paiva / Agência O Dia
Por Paulo Capelli

É impossível recuperar o acervo do Museu Nacional destruído no incêndio, mas a reconstrução do histórico edifício será hoje tema de um debate em Brasília. O reitor da UFRJ, Roberto Leher, e os deputados federais da bancada fluminense foram convidados por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para participar de uma reunião às 11h30 na presidência da Câmara. "Acredito que é possível buscar ajuda com empresas públicas e privadas para a reconstrução, e também por meio do orçamento federal", disse Maia à Coluna.

Olhar para dentro

Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que ontem foi porta-voz do governo federal ao falar da tragédia, teve uma agenda internacional no último mês. Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, esteve em agenda oficial em Edimburgo, na Escócia. No dia 29, recebeu a Comenda da Ordem do Rio Branco das mãos do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB). No dia 31, almoçou com o embaixador do Chile, Fernando Smith. Teve também uma visita ao Museu Nacional. Essa foi ontem, após o incêndio.

Lavou as mãos

O Ministério da Educação se exime de qualquer culpa em relação ao incêndio: "O Museu é vinculado à UFRJ, que, segundo a Constituição Federal, é autônoma e faz os repasses para suas unidades vinculadas". Pode até ser. Mas, como fonte de recursos das universidades federais, o MEC deveria ao menos fiscalizar a aplicação da verba, ser mais atuante e cobrar.

O perigo vem do ar

Viralizou entrevista da Agência Brasil em 2004 com o hoje secretário estadual de Educação, Wagner Victer, na qual ele dizia que o Museu Nacional "pegaria fogo". Engenheiro, ele faz outra premonição: "Em breve, aparelhos de ar-condicionado do tipo split despencarão nas nossas cabeças. São pesados, e, com o tempo, a estrutura fixada em paredes e fachadas externas não vai suportar."

Processo

Advogado que conseguiu no STF barrar a nomeação de Crivella Filho (PRB) para a Casa Civil da prefeitura, Victor Travancas entrará com uma ação popular contra o presidente Michel Temer por omissão no caso do museu.

O museu e o prédio

Do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero (PPS): "Muitos políticos que agora 'lamentam' o incêndio ficaram ao lado do Geddel quando ele pressionou por aquela obra em área vetada pelo Iphan."

'Veterano Ativo'

O boletim interno da Polícia Militar publicará hoje a criação do programa 'Veterano Ativo'. A ideia é que PMs reformados tenham aulas práticas e teóricas: como atuar em situações de perigo quando se está sem farda e atualização sobre as leis. O curso será no Comando de Operações Especiais da corporação. Só este ano, nove PMs reformados foram assassinados.

O da música chiclete

Nem Geraldo Alckmin (PSDB) nem Henrique Meirelles (MDB). A primeira agenda de Eduardo Paes (DEM) com um presidenciável nesta eleição foi ao lado de... Ey-Ey-Eymael (DC), um democrata cristão. Foi anteontem, em Campos dos Goytacazes.

Cotas

Está na pauta de hoje da Assembleia Legislativa a concessão de cotas em universidades estaduais para imigrantes refugiados.

Você pode gostar
Comentários