Estudantes homens do Colégio Pedro II comemoram a liberação da saia em 2016 - Divulgação
Estudantes homens do Colégio Pedro II comemoram a liberação da saia em 2016Divulgação
Por PAULO CAPPELLI

Rio — A deputada federal eleita Major Fabiana (PSL), do partido de Jair Bolsonaro, quer proibir alunos homens de escolas públicas de usarem saia dentro do colégio. A iniciativa vai contra a portaria publicada pelo Colégio Pedro II que, desde setembro de 2016, autorizou o uso de saias por estudantes do sexo masculino.

"Essa falta de limite mínimo de autoridade reflete em comportamentos e traz resultados desagradáveis para os pais. O uso da saia acaba influenciando um adolescente ou pré-adolescente que esteja querendo se inserir em determinado contexto e molda a personalidade desse jovem no futuro. Escola não é lugar de se discutir ideologia de gênero, mas de estar com livro debaixo do braço", sustenta.

O outro lado

Em entrevista ao jornal 'O Estado de S. Paulo', em 2016, o reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, explicou a iniciativa: "Não se trata de fazer ou não distinção de gênero. Trata-se de cumprir resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT (órgão ligado ao Ministério da Justiça). Eu apenas descrevo as opções de uniforme. Deixo propositalmente em aberto, para o uso de acordo com a identidade de gênero".

Segue

Sobre o fato de a portaria ter sido publicada em um dos mais tradicionais colégios do país, Halac respondeu: "Tradição não é sinônimo de anacronia. Mas pode e deve significar nossa capacidade de evoluir e de inovar."

Apoio declarado

O deputado estadual Márcio Pacheco (PSC), que havia se colocado como postulante à presidência da Assembleia Legislativa, agora adota outra postura: "A principio, tirei o pé do acelerador para apoiar o André Corrêa (DEM) no sentido de colaborar com o governo. Avisei ao governador. Foi uma conversa minha com ele. Posso voltar a ser candidato? Posso. Mas só caso outras circunstancias aconteçam. E, mesmo assim, estando de acordo com o grupo que apoia o André Corrêa.

Segue o líder

Já o PSL, maior bancada da próxima legislatura da Alerj, seguiu a posição defendida pelo presidente estadual do partido, Flávio Bolsonaro, em declaração ao Informe em outubro: não terá candidato à presidência, mas lutará para presidir comissões importantes da Casa, como a de Direitos Humanos.

O xadrez da Alerj

A declaração de André Corrêa (DEM) de que deixará o Psol fora da presidência da Comissão de Direitos Humanos gerou mal estar em alguns partidos na Alerj. Com isso, a maioria das legendas de esquerda caminhará com André Ceciliano (PT).

Cultura e informação

A jornalista e professora Ana Goulart de Andrade lançará o livro 'Telejornalismo apócrifo: a construção da notícia com imagens amadoras e de vigilância', da editora Insular, na próxima quinta-feira, às 20h, durante o 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, em São Paulo.

Entrada franca

O festival de Cultura Digital Hacktudo ocorre hoje e amanhã na Cidade das Artes, na Barra. Neste domingo, Luisa Ribeiro e Marcos Semola participam de mesa-redonda que debaterá o uso da tecnologia no desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais.

Você pode gostar
Comentários