Giniton Lages (à esquerda) ao lado do também delegado Fábio Cardoso, ambos da DH              - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Giniton Lages (à esquerda) ao lado do também delegado Fábio Cardoso, ambos da DH Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por CÁSSIO BRUNO

Rio - Responsável pela investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), o delegado Giniton Lages, da Delegacia de Homicídios (DH), será promovido por... merecimento! O crime, que chocou o país, até hoje não foi solucionado após nove meses. Não se sabe quem mandou matar a parlamentar e o motorista dela, Anderson Gomes. A homologação ocorrerá no ano que vem.

A decisão favorável a Giniton foi anunciada numa reunião ontem da Comissão de Promoção por indicação do chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa. Os benefícios incluem aumento salarial, não precisar fazer plantões e não poder ser transferido para delegacias fora da capital.

Pressão

Giniton Lages foi apontado pelo miliciano Orlando Curicica, que está preso, de tentar pressioná-lo a assumir a autoria da morte de Marielle. O ex-PM acusou a cúpula da Polícia Civil de acobertar os verdadeiros criminosos. À época, o delegado negou.

DH investigada

Além disso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, mandou uma equipe da Polícia Federal ao Rio, com três delegados, para investigar os trabalhos da DH no caso Marielle.

Mais na lista

Haverá promoção ainda para Gabriela Von da Silva, titular da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM); Daniela Terra, da Delegacia do Consumidor (DECON); e Daniel Mayr, subchefe Operacional, entre outros delegados.

Almoço

Um encontro de confraternização reuniu ontem 25 vereadores da base de apoio do prefeito Marcelo Crivella (PRB), no restaurante Assador (antigo Porcão), no Aterro do Flamengo. O anfitrião da festa foi o chefe da Casa Civil, Paulo Messina.

O motivo

Os vereadores comemoraram as aprovações de projetos de lei a favor do governo Crivella neste ano. Cada um pagou a sua conta separadamente.

A pé?

Deputados e servidores da Alerj têm até o dia 30 para entregar os carros oficiais. São 150 veículos! O decreto, suspendendo o benefício, foi publicado, em 2016, pelo então presidente Jorge Picciani (MDB), hoje preso.

Estacionamento

O contrato com o Terminal Menezes Cortes será encerrado também. Até então eram gastos todo mês R$ 138,3 mil para estacionar os carros com o meu, o seu, o nosso dinheiro.

Por quê?

Dos 51 vereadores, apenas Cesar Maia (DEM), questionou o decreto publicado por Crivella para suspender o pedágio da Linha Amarela.

Não pode, doutora!

A vereadora Rosa Fernandes (MDB) foi barrada ao tentar estacionar dentro da prefeitura sem autorização. Revoltada, forçou a barra, mas impedida de entrar por um guarda.

Bandejão

Dia desses, Francisco Dornelles, governador em exercício, de 83 anos, comeu no refeitório de uma escola no Jardim Botânico. Estava com o secretário de Educação, Wagner Victer.

Livre, leve e solto

Dos sete deputados estaduais presos na Furna da Onça, só Marcelo Simão (PP) conseguiu liberdade e não está em Bangu 8.

Você pode gostar
Comentários