Por CÁSSIO BRUNO

Usada por políticos para comprar votos no período eleitoral, a Fundação Leão XIII ainda não tem presidente nomeado pelo governador Wilson Witzel (PSC). O órgão está subordinado à secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes. O deputado estadual Márcio Pacheco (PSC) ainda briga nos bastidores para fazer a indicação.

O caso mais recente de uso eleitoreiro ocorreu com o também deputado reeleito Gustavo Tutuca (MDB). Em 18 de dezembro, a Procuradoria Regional Eleitoral pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) que multe o parlamentar em R$ 300 mil.

Distribuição de óculos

Na denúncia, o procurador Sidney Madruga afirma que Tutuca promoveu sua candidatura nas últimas eleições a partir de um projeto desenvolvido pela Fundação Leão XIII com consultas médicas, exames de vista e entrega de óculos em Piraí. Tudo de graça.

Já não é de hoje

Em 2016, o próprio TRE-RJ investigou o uso da Leão XIII por candidatos para compra de votos. Um deles foi o ex-vereador João Cabral (MDB), que foi condenado a oito anos de inelegibilidade.

Imprensa Oficial

Empresa pública vinculada à Casa Civil e Governança de Witzel, a Imprensa Oficial, que publica os atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tem novo presidente: José Cláudio Cardoso Ururahy.

Mas...

Ururahy foi demitido em agosto do ano passado quando era da diretoria pelo ex-presidente Francisco Augusto Nobre. À época, Nobre abriu sindicância que apurou corrupção na empresa.

E na despedida

Numa festa em dezembro, Nobre discursou em tom de despedida. Sem citar Ururahy, deu a entender que teve de estancar a torneira aberta. Ele pediu aos funcionários para ficarem atentos e denunciarem irregularidades.

Quem mandou matar?

Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil, não escondeu o abatimento nesta quinta-feira na posse do novo secretário Marcus Vinícius Braga. Ficou registrado no seu currículo a não solução do caso Marielle.

Aliás...

Quando comandava a Divisão de Homicídios, Rivaldo Barbosa dizia aos subordinados e amigos que sua carreira sempre foi marcada por resolver crimes.

Não pode, Excelência!

O vereador Zico Bacana (PHS) e dois agentes da Operação Centro Presente circularam armados pela Câmara na última quarta-feira. O uso de armas lá é proibido pelo regimento interno. Apenas seguranças do legislativo têm autorização.

Ecumênico

Eleito deputado federal e evangélico, o vereador Otoni de Paula (PSC) resolveu homenagear o próprio pai com a medalha de... São Francisco de Assis, o santo católico protetor dos animais.

Sem transparência

Assim que assumiu como presidente da Câmara de Japeri, Márcio Manequinho (PHS) mandou retirar do site a lista de nomeados na Casa, dos cargos e dos salários.

No mais

Guantánamo é conhecida por práticas de tortura.

Você pode gostar
Comentários