Novas regras podem ser aplicadas, por exemplo, à ação em que o INSS reivindica da Samarco o valor de R$ 6,5 milhões referente aos gastos após Mariana - Antonio Cruz/Agência Brasil
Novas regras podem ser aplicadas, por exemplo, à ação em que o INSS reivindica da Samarco o valor de R$ 6,5 milhões referente aos gastos após MarianaAntonio Cruz/Agência Brasil
Por CÁSSIO BRUNO

Hélio Cabral, novo presidente da Cedae, era conselheiro de administração da Samarco quando houve o rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais, em 2015. Segundo o Ministério Público Federal, ele sabia dos riscos de vazamento de rejeitos de mineração. Mesmo assim, nada fez para evitar a tragédia que matou 19 pessoas, deixou centenas de desabrigados e poluiu o rio Doce.

Hélio e 22 pessoas foram denunciados em 2016. O caso ainda não tem conclusão. "Hélio teve conhecimento e consciência do incremento de situações típicas de riscos não permitidos relacionados aos problemas, falhas ou não conformidades operacionais ocorridos na barragem", diz o MPF.

A reunião

Segundo os procuradores, Hélio recebeu informações sobre a disposição dos rejeitos da Samarco na barragem de Fundão numa reunião realizada em 4 de abril de 2013 com outros conselheiros.

Meia-entrada

Foi promulgada a Lei nº 6.482/19, de autoria do vereador Célio Lupparelli (DEM), que estende aos professores da rede particular, da creche ao ensino médio, o direito à meia-entrada nos eventos culturais patrocinados, ainda que em parte, pela Prefeitura do Rio.

Depois da vitória...

A Prefeitura de Niterói vai apurar a situação da organização social Viva Rio, que venceu o chamamento público para cuidar da gestão dos Espaços Nova Geração (ENGs). Descobriu-se que a instituição teve o contrato encerrado na capital para gestão no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari. Motivo: indícios de irregularidades na aplicação de recursos públicos.

Exonerado

A Coluna revelou no último dia 11 que Flávio Carneiro Guedes Alcoforado era ligado ao ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e nem isso o impediu de ser nomeado pelo novo governo como subsecretário de gestão na área da Saúde.

Segue...

Wilson Witzel (PSC) anunciou a exoneração. É que Flávio foi denunciado por fraude em licitação na gestão de... Paes. Era ele quem cuidava do caixa da rede municipal de saúde do ex-prefeito.

Lava Jato

Advogados do Rio fazem até bolão para ver quem acerta os membros do Judiciário que aparecem na delação premiada de Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS.

A reeleição de Maia

O governador Witzel está chamando a bancada federal eleita para reunião nesta sexta-feira, no Palácio das Laranjeiras. Na pauta, "assuntos de interesse do estado". Articulador do encontro, o deputado Hugo Leal (PSD) reforça o convite com um segundo item: a reeleição de Rodrigo Maia à presidência da Câmara. Encontros semelhantes foram feitos esta semana no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Ainda Japeri

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) esclarece que as contas de 2017 do prefeito de Japeri, Carlos Moraes (PP), ainda serão julgadas.

Na verdade...

O documento citado na Coluna nesta quarta-feira mostra que o TCE-RJ encontrou, sim, irregularidades. Mas não se trata de parecer prévio contrário às contas. O processo está sendo analisado.

 

Você pode gostar
Comentários