No Ninho do Urubu, o fogo destruiu contêineres usados como dormitórios para a base e matou 10 meninos - Reprodução / Internet
No Ninho do Urubu, o fogo destruiu contêineres usados como dormitórios para a base e matou 10 meninosReprodução / Internet
Por CÁSSIO BRUNO

Apesar do trabalho reconhecido nos locais de tragédias, há ainda falta de transparência do Corpo de Bombeiros na divulgação das condições de estabelecimentos sobre o combate a incêndios. No site da corporação, por exemplo, não existe a lista de clubes, boates, casas de shows, teatros e cinemas em situação legal e também irregular.

Um grupo de deputados da Alerj começou a recolher assinaturas para um projeto de lei que prevê mais transparência. A proposta será apresentada na terça-feira, na Alerj, por Filippe Poubel (PSL), mas parlamentares de outros partidos serão coautores da iniciativa, que só irá para discussão depois das mortes no CT do Flamengo.

Outro lado

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, admitiu a falha à Coluna. “Estamos trabalhando isso. Inclusive, pretendo instituir o QR code na porta dos estabelecimentos para a fiscalização ao Certificado de Aprovação”, afirmou ele.

Descaso

Robadey alerta que muitas prefeituras não respeitam o decreto-lei 247, de 21 de julho de 1975. Segundo o artigo 2º, “a expedição de licença para funcionamento de qualquer estabelecimento depende primeiro de autorização dos Bombeiros”.

Arrecadação

“Poucas prefeituras respeitam isso. Por interesse em arrecadar. Receber por alvará”, disse o coronel Roberto Robadey.

Atenção especial

Uma equipe formada por clínico intensivista, cirurgião plástico e um anestesista, do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, está à disposição 24 horas de Jonatha Cruz Ventura, de 15 anos. O atleta teve 35% do corpo queimado. A unidade é referência nesses casos.

Boletim

A Secretaria municipal de Saúde informa que divulgará diariamente, por volta das 11h, um boletim médico sobre o estado de Jonatha.

Aliás...

Além do Pedro II, outras três unidades são especializadas em tratamento de queimaduras no Rio: Hospital Federal do Andaraí, Hospital da Força Aérea do Galeão e o Hospital Municipal Souza Aguiar.

Investigação

A NHJ do Brasil, empresa que montou os contêineres no Ninho do Urubu, ainda não se manifestou. Até onde se sabe, ela seria a responsável pelas instalações dos ar-condicionados. A Coluna a procurou, sem retorno.

Em família

Umas das primeiras proposições apresentadas pelo deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) foi, acredite, uma homenagem ao... irmão Washington Reis, prefeito de Duque de Caxias, com o diploma Ulysses Guimarães.

Mas qual foi o serviço?

O diploma é destinado para agraciar políticos que tenham prestado relevante serviço ao estado.

Guerra

Rosenverg Reis briga com Rodrigo Amorim (PSL) para saber quem comandará a Comissão de Defesa Civil, que um dia foi de Flávio Bolsonaro (PSL).

Lançamento

André Luis Mansur Batista, colaborador do Dia, lança hoje ‘A Praça’, seu primeiro romance, na Folha Seca, às 14h.

Você pode gostar
Comentários