O senador Romário (Podemos) com o ex-deputado estadual Dica (PR) - Divulgação
O senador Romário (Podemos) com o ex-deputado estadual Dica (PR)Divulgação
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - De camiseta, short e tênis, em plena terça-feira, o senador Romário, chefão do Podemos, iniciou ofensiva para lançar candidatos a prefeito na Baixada Fluminense. Foi flagrado, no Golden Sucos, na Barra, com o ex-deputado estadual Dica (PR), pré-candidato a prefeito de Duque de Caxias. Os dois fecharam acordo. No ano passado, Dica perdeu para deputado federal. Também foi derrotado quatro vezes para prefeito de Caxias. Em 2017, romperam. Na Alerj, ele votou pela revogação das prisões de Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi. Todos do MDB. Romário quis expulsá-lo, mas Dica se desfiliou do Podemos.

EX-JOGADOR DE OLHO EM NOVA IGUAÇU

Outro alvo de Romário é Nova Iguaçu. Nesta terça-feira, o senador também conversou com o deputado Max Lemos (MDB), pré-candidato a prefeito de lá. Os dois, porém, ainda não selaram aliança. De malas prontas para o PDT, Max é ligado a Picciani, mas quer descolar a imagem da do ex-presidente da Alerj. Em São João de Meriti, o Podemos terá candidatura própria: Dr. João. Em outras cidades, como São Gonçalo, também haverá encontros. No Rio, como revelou a Coluna, Romário se aproximou de Crivella (PRB) e negocia a criação da Secretaria de Esporte.

FAMÍLIA BRAZÃO FAZ PARTE DA CPI DO GÁS

O deputado Pedro Brazão (PR), à esquerda na foto com o irmão Chiquinho Brazão (Avante), deputado federal, conseguiu uma vaguinha de suplente na CPI do Gás, instalada ontem na Alerj. A comissão investigará a distribuição do produto. Mas a já famosa família Brazão, incluindo Domingos Brazão, conselheiro afastado do TCE-RJ, é proprietária de postos de gasolina (e de gás GNV!). Aliás, a Alerj, com 70 deputados, está na oitava CPI. A Câmara Federal, com 513, o número não pode ultrapassar cinco.

O CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE DO FLU

Tricolor roxo, Wagner Victer, diretor-geral da Alerj, veja só, é candidato a... vice-presidente do Fluminense! Ele está na chapa de Ricardo Tenório. A eleição ocorrerá em 8 de junho. Os outros candidatos são Marcelo Souto e Mario Bittencourt. Em 6 de fevereiro, a Coluna revelou que a Alerj gastará R$ 1,2 milhão este ano com Victer, incluindo salários da Assembleia, além dos da Petrobras, onde é funcionário de carreira.

CPI VAI SAIR DA PAUTA DA ALERJ

O projeto de resolução que pede a criação da CPI das Universidades, na Alerj, vai entrar em pauta amanhã e sair na sequência. Deputados ligados à defesa da educação prepararam uma chuva de emendas.

SEM GUERRA IDEOLÓGICA

É o que o foco proposto pelo deputado Alexandre Knopolch (PSL), de investigar irregularidades, é muito amplo. Os parlamentares querem se certificar de que a CPI não será usada para alimentar guerra ideológica.

ESTUDANTES SEM ATENDIMENTO

A Prefeitura do Rio admitiu que psicólogos da Secretaria de Educação não têm como fazer avaliação nos alunos, prevista em lei criada após o massacre de Realengo. A resposta foi ao vereador Italo Ciba (Avante).

A BATALHA IRÁ ATÉ DOMINGO

A campanha para a eleição suplementar em Iguaba Grande pega fogo. O alvo agora é Vantoil Medeiros (PPS), denunciado por abuso de poder político e econômico. “Estou tranquilo. Não muda minha candidatura”, diz.

MARCHA À RÉ

A Secretaria municipal de Transportes cassou mais de 1.500 licenças do transporte alternativo por frota antiga e falta de licenciamento. Tinha Kombi sem vistoria desde 2005.

PICADINHO

Em 11 de junho, a Máquina de Livros lança ‘Toca o Barco’, no Rio Cricket, Niterói. Histórias de Ricardo Boechat contadas por quem conviveu ele.

A Fábrica D dará aulas de revisão para as provas da Uerj para os alunos do Educafro Rio, domingo, no Teatro Carlos Gomes.

A Fundação Ceperj é ligada à Secretaria da Casa Civil e Governança e não à pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação.

DESDE

MINISTRO DA CIDADANIA

Osmar Terra atacou ontem a Fiocruz. Disse não confiar em estudo sobre drogas, engavetado pelo governo.

DESCE

MARCELO CRIVELLA

O prefeito do Rio fez piada ontem com a Ciclovia Tim Maia, onde duas pessoas morreram em 2016.