Reunião do conselho, no dia 14, teve caráter extraordinário para a troca de funcionários    - Reprodução/Facebook
Reunião do conselho, no dia 14, teve caráter extraordinário para a troca de funcionários Reprodução/Facebook
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - O engenheiro José Fernando Cirne Silva, nomeado diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RJ), subordinada à Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, foi sócio do presidente do órgão Sérgio Lemberck. Os dois estão registrados como donos da Peltron Ambiental - Gestão e Negócios Empresariais, Comércio e Representações Ltda., junto com outras duas pessoas. A Peltron aparece como inapta por “omissão de declarações” no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica da Receita Federal. No dia 14, o Conselho de Administração da Emater se reuniu “em caráter extraordinário” para anunciar a substituição do engenheiro Benito Gonzaga Igreja Junior por José Cirne Silva.

‘NUNCA EXISTIU SOCIEDADE’

Em nota, a Emater-RJ informou que “a empresa foi criada em 2001, na época, por quatro pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense), e voltada para a área cientifica (...), porém nunca desempenhou atividades, ficando desde então completamente inativa”. Afirma também que “nunca existiu um desdobramento de sociedade entre eles, pois a empresa sempre esteve inativa”.

PELTRON AMBIENTAL ESTÁ NO CURRÍCULO

A nota oficial da Emater-RJ sobre a Peltron Ambiental nunca ter desempenhado atividade vai de encontro com o próprio presidente Sérgio Lemberck, ex-presidente do PRB de Seropédica. No site da Emater-RJ, seu currículo diz que “possui 38 anos de experiência em planejamento e gestão empresarial adquiridas nas empresas do Grupo YPF/REPSOL/GPC, do Grupo Vale do Rio Doce e da Peltron Engenharia Ambiental”. No Facebook, Sérgio também relata que trabalhou como diretor da Peltron.

APESAR DA CRISE, MANTIDO NO CARGO

No último dia 25, a Coluna revelou a crise entre Eduardo Lopes, secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, e funcionários da Emater-RJ. Segundo eles, Lopes tem demitido técnicos para indicar pessoas ligadas à Igreja Universal, de onde é bispo licenciado. Dias depois, o secretário se reuniu com o governador Wilson Witzel (PSC), que decidiu mantê-lo no cargo. Lopes é ex-senador pelo PRB e não se reelegeu.

CLIMA TENSO APÓS AS GAFES

As sucessivas gafes de Marcelo Crivella (PRB) deixaram tenso o núcleo duro do prefeito. A determinação é que todas as secretarias trabalhem pautas positivas para minimizar o impacto negativo após as polêmicas.

JOGOU NO COLO DE EDUARDO PAES

Em depoimento ontem à CPI da Linha Amarela, o Procurador do Município, Marcelo Marques, disse que, já em 2016 (ou seja: na gestão do ex-prefeito), se sabia da dívida da Lamsa com a prefeitura de R$ 200 milhões.

ELEIÇÃO DEVE SER SUSPENSA

A eleição para desembargador do TRE-RJ deve ser anulada. Candidatos não tiveram quórum mínimo de votos. Aliás, o ex-advogado de Cabral Allan Titonelli foi incluído na lista de indicados para desembargador substituto.

HOSPITAIS SERÃO INVESTIGADOS

O Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar a falta de transparência nos índices de infecção na rede federal de saúde do Rio. Os alvos são as unidades da Força Aérea do Galeão, dos Afonsos e o Sanatório Penal.

ADOÇÃO

A deputada federal Clarissa Garotinho (PROS) se reuniu com Jair Bolsonaro. Pediu a criação de programa de adoção de crianças por servidores em troca de até cinco salários mínimos.


PICADINHO

É amanhã a abertura da exposição ‘Em Posições de Dança’, no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica. Gratuito.

A cantora Bruna Barros apresenta seu show ‘Sambalanço’ no Bar Boa Praça, domingo, a partir das 17h.

Domingo, a Feira Caxias Shopping terá edição especial para celebrar o Dia do Meio Ambiente, das 12h às 18h, com produtos orgânicos.

SOBE

MARCELO GLEISER

Professor de física e astronomia, brasileiro foi o ganhador do Prêmio Templeton, o “Nobel da Espiritualidade”.

DESCE

ALANA PASSOS

Deputada estadual do PSL chamou estudantes de universidades estaduais de “idiotas inúteis” na Alerj.