Luiz Carlos Pugialli é apadrinhado pelo ex-senador Dornelles - Reprodução/Facebook
Luiz Carlos Pugialli é apadrinhado pelo ex-senador DornellesReprodução/Facebook
Por Maria Luisa de Melo
O nome de uma conhecida figura da política fluminense pintou, essa semana, no Diário Oficial da Prefeitura. Ex-assessor direto de Sérgio Cabral e responsável pelas relações do ex-governador com a Igreja Católica, Luiz Carlos de Souza Pugialli foi nomeado para exercer função de confiança na Coordenadoria de Marketing, da Presidência do Riocentro, a RioEventos (autarquia municipal voltada para eventos). Ele andava sumido desde a prisão de Cabral, com quem trabalhou durante oito anos. Em 2011, atuou como coordenador da Jornada Mundial da Juventude. Em 2017, teve uma nomeação relâmpago no governo Crivella, para atuar como assessor do então secretário de Transportes, Mac Dowell - mas só durou três dias.

PARCERIA COM DORNELLES RENDEU VAGA
A explicação para a nomeação de Pugialli está na nova fase da autarquia. O nomeado é filiado ao PP, de Francisco Dornelles, partido pelo qual foi candidato a vereador em 2016. Desde que o Crivella (PRB) firmou acordo com a legenda, não param de chegar indicados de Dornelles. O ex-senador foi procurado, mas não foi encontrado. A RioEventos informou que Pugialli vai integrar uma equipe de marketing, ainda em formação.

OPOSIÇÃO PINTA E BORDA COM AUSÊNCIA DE CRIVELLA
Publicidade
Após a confirmação, na terça, de que Crivella não compareceria para depor, a comissão processante, que conduz o processo de impeachment, decidiu manter a sessão em plenário. Ontem, o espaço foi usado por vereadores da oposição para zombar da ausência do gestor e criticar sua atuação. Um cartaz foi afixado: "Procurado, prefeito Marcelo Crivella, por não cumprir a promessa de cuidar das pessoas". Muitas fotos e vídeos foram postados nas redes sociais de vereadores como Rosa Fernandes (MDB) e dos psolistas Tarcísio Motta e Paulo Pinheiro.

CONVÉM DEIXAR A ARMA EM CASA

Rumores de que os vereadores estavam indo trabalhar armados, fizeram com que a Câmara do Rio destacasse, logo na entrada, uma regra básica. É proibido entrar armado ali. Na portaria, todos desconversam sobre a polêmica. Mas, segundo a coluna apurou, apesar de um detector instalado, os vereadores não são abordados pelos seguranças dali. Na lista dos que tem porte arma estão o major Elituzalem e Jorge Manaia, capitão-médico da PM.

ALÔ, CECILIANO!
As assinaturas necessárias para que o projeto que obriga as empresas de patinetes elétricos a oferecerem capacete e seguro aos usuários foram alcançadas há duas semanas. Mas, até agora, o presidente da Alerj não colocou na pauta.

SOBRA CONFIANÇA, FALTA ARTICULAÇÃO
Publicidade
A sessão de ontem provou que o PSL pode ter a maior bancada da Alerj, mas ainda precisa avançar no caminho da articulação. Ávidos pela instalação da CPI das Universidades, os deputados se irritaram após derrota por 31 a 17, com sete abstenções.

VIOLÊNCIA, NÃO, KNOPLOCH...
Autor do projeto que criaria a CPI, Alexandre Knoploch se sentiu traído por Bruno Dauaire (PSC), que votou contra. Após a derrota, tirou satisfações. Foi pra cima e quase socou o colega. A coluna pede paz.

COM WITZEL, DE OLHO EM ITAGUAÍ
Publicidade
Mirando na eleição municipal de Itaguaí, no ano que vem, o deputado federal Alexandre Valle (PR) já colou com o governador. Na sexta, vai acompanhar Witzel em visita à Nuclep, estatal referência em calderaria.

PIRES NA MÃO POR RECURSOS
Em Brasília, a deputada estadual Rosane Félix (PSD) pediu que a ministra Damares Alves libere recursos para o Rio reformar e construir novas unidades no sistema socioeducativo. O Degase padece, assim como seus mais de 1.500 internos.

SOBE - PELÉ - Estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts aponta o ex-jogador como o brasileiro mais conhecido no mundo.

DESCE - ROMÁRIO - Senador do Podemos-RJ foi denunciado pelo Ministério Público por mentir sobre acidente de carro em 2017.

PICADINHO:

- Sábado, a partir das 9h30, a Frescatto Company realiza mutirão de limpeza na Praia de Copacabana para a retirada de microlixos.

- O Caxias Shopping antecipa o Dia dos Namorados com um baile gratuito na próxima segunda-feira, das 17h às 21h.

- A UFRJ oferece curso de extensão sobre a doença de Parkinson nos dias 11, 18 e 25. No Auditório do Instituto de Neurologia, às 8h.