Câmara da cidade da Baixada Fluminense conta com 17 vereadores - Reprodução
Câmara da cidade da Baixada Fluminense conta com 17 vereadoresReprodução
Por Maria Luisa de Melo
Rio - Uma suspeita de fraude em concurso realizado pela Câmara Municipal de Queimados, na Baixada Fluminense, em 2016, culminou no afastamento do presidente da Casa, o vereador Milton Campos (MDB). A denúncia é de que o procurador da Câmara, identificado como Cassius Valério Teixeira da Silveira, tenha forjado um diploma de mestrado para aumentar sua pontuação e abocanhar a única vaga de procurador oferecida no certame. Segundo a Casa, a remuneração para a função gira em torno de R$ 9 mil e o documento suspeito de ser falso levaria o nome da Universidade Iguaçu (Unig).
DIPLOMA DE MESTRADO NÃO FOI ENCONTRADO
Publicidade
Em votação na última terça (com 11 dos 17 votos a favor), os vereadores decidiram também pelo afastamento do procurador, de um técnico em contabilidade e de uma agente administrativa, por 60 dias. Neste período, uma CPI vai apurar as suspeitas de fraude. Segundo os vereadores, a desconfiança partiu de um deles, que pediu a conferência dos documentos apresentados pelos funcionários empossados em 2016. Mas o diploma de mestrado do procurador não foi encontrado. Ele não teria apresentado o papel mesmo após sucessivos pedidos.
‘EU QUE PREFERI SAIR’, DIZ VEREADOR
Publicidade
Segundo o ex-presidente da Câmara, Milton Campos, os vereadores receberam o diploma de mestrado através da empresa realizadora do concurso. Mas, após contato com a Universidade Iguaçu, constatou-se que o documento não era verdadeiro. O procurador Cassius não foi encontrado para comentar o assunto. Já Campos nega que tenha sido afastado. Presidente da Câmara há 20 anos (cinco mandatos consecutivos), o vereador diz que partiu dele a iniciativa de se afastar durante as investigações: “Eu que preferi sair.”
RELATÓRIO SERÁ LIDO NA PRÓXIMA QUARTA
Publicidade
O relatório da comissão processante do pedido de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB) será apresentado na próxima quarta-feira, dia 19 - data que será publicada no Diário Oficial de hoje. No dia 25, o documento irá à votação em plenário. Para ser aprovado, são necessários 34 votos a favor, de um total de 51 vereadores. Para o presidente da comissão, Willian Coelho (MDB), a maior probabilidade é de rejeição da cassação.
DE OLHO EM NOVA IGUAÇU...

Durante a discussão de um projeto, ontem, na Alerj, o deputado Carlos Augusto (PSD) alfinetou o presidente da Casa, André Ceciliano (PT), chamando-o de Rogério Lisboa (nome do prefeito de Nova Iguaçu) várias vezes.
Publicidade
...LUTANDO PELO APOIO DE CECILIANO
A provocação deve-se ao fato de Carlos Augusto ser pré-candidato à Prefeitura da cidade da Baixada. Ele disputa o apoio de Ceciliano com Lisboa e também com Max Lemos (MDB), outro deputado que almeja o posto.
NO ESCURINHO DOS GABINETES
Publicidade
Um apagão atingiu o prédio anexo da Alerj, ontem, e irritou alguns parlamentares. Só que, antes de a falta de luz completar uma hora, metade das salas já tinha encerrado o expediente. Só pra lembrar: ainda era quinta.
‘CONFUSÃO, PRESENTE’
Publicidade

O Segurança Presente ainda nem começou em Botafogo, mas já causa confusão. A presidente da associação local, Regina Chiaradia, não foi à reunião do governo. Diz que vai organizar outra, sem “atrelamento político”.
PICADINHO

O Campus Barra do IBMR realizará palestra sobre psicomotricidade. Amanhã, às 8h30.

O Samba da Feira convida o grupo Molejo. Amanhã, às 17h, no Armazém do Engenhão. Gratuito. A exposição ‘Esther Moreira: Memória’ abre dia 20, no Centro Cultural Correios.
Publicidade