Comissão quer que deputados da Alerj façam interlocução com o governo - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Comissão quer que deputados da Alerj façam interlocução com o governoPaulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Por Maria Luisa de Melo

Já faz dois meses que os deputados estaduais estão recebendo a verba de gabinete, no valor de R$ 26,8 mil mensais, para administrar com passagens aéreas, aluguel de carros, pagamento de gasolina e impulsionamento de posts nas redes sociais, entre outras despesas. Apesar de o dinheiro já estar caindo, ainda não há prestação de contas. Segundo informações da Alerj, 51 dos 69 deputados em atividade (uma cadeira ainda não foi preenchida) já requisitaram a grana, que é facultativa. Todos estão com pagamento em dia. Mas a própria Casa atrasou no desenvolvimento de um sistema interno para a comprovação dos gastos realizados.
COMPROVAÇÃO SÓ SERÁ FEITA EM JULHO
Publicidade
Procurada, a Alerj informou que a prestação de contas será publicada ao longo do mês de julho, no Portal da Transparência. O presidente da Casa, André Ceciliano (PT), diz que a “Descentralização Orçamentária de Custeio Individualizado de Gabinete Parlamentar (DOCIGP)” é a cópia de um modelo que já existe na Câmara dos Deputados, em Brasília. No entanto, no Congresso, os parlamentares só recebem o dinheiro depois de apresentarem a comprovação da despesa. Na Alerj, há antecipação de dinheiro público.
DEPUTADO NOMEIA CONDENADO
Publicidade
O ex-vereador de Campos dos Goytacazes Jorge Magal, condenado na Operação Chequinho, já tem um novo destino na Alerj. Antes nomeado no RH da Casa, ele vai para o gabinete do deputado Rodrigo Bacellar (SD), onde atuará como assessor parlamentar. Procurado, Bacellar (foto) informou que o ex-vereador foi absolvido na ação criminal da Chequinho e que a condenação do ex-vereador foi em ação eleitoral, “em nada macula os serviços prestados à população de Campos”. 
ALUNOS APONTAM FALTA DE MERENDA
Após a coluna denunciar a falta de insumos nas unidades da Faetec, alunos da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, em Campos dos Goytacazes, fizeram nova denúncia. Alegam que só arroz, feijão, ovos e atum são oferecidos. Os estudantes contam também que a escola sofre com a falta de vigias e seguranças. A Faetec negou os problemas, mas admitiu que “depende dos insumos entregues pelo fornecedor”.
Publicidade
MARINHO, DÓRIA E A ELEIÇÃO DE 2022
O empresário Paulo Marinho, recém-chegado ao PSDB, recebeu ontem de João Dória a missão de reconstruir o partido no Rio. A aliança faz parte da estratégia do governador de São Paulo para a eleição de 2022. 
Publicidade
UNIÃO COMPLICA WILSON WITZEL
A articulação entre João Dória e Paulo Marinho tira o partido da mira do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que já declarou almejar concorrer à Presidência da República.
Publicidade
SUPRINDO O ‘POUCO PODER’
A proliferação de CPIs na Câmara do Rio (são oito em andamento) tem uma explicação, segundo o vereador e ex-prefeito Cesar Maia (DEM). “É um recurso para suprir o pouco poder de legislar”, sentencia.
Publicidade
‘MARVADA’ TIPO EXPORTAÇÃO
É do Rio, mais precisamente de Campos dos Goytacazes, a medalha de ouro para a melhor cachaça envelhecida em madeiras brasileiras. A Tellura Amburana foi premiada na Expocachaça 2019, maior feira do setor no país.
Publicidade
PICADINHO

O arraiá da Veg Borá é hoje, a partir de 12h, no Colégio Santo Amaro, em Botafogo. Entrada gratuita.
A Unicesumar (Barra) fez parceria com o projeto ‘Terapia pra tds’, para oferecer terapia gratuita aos alunos.
A ação social ‘Amor aos quadrados’ arrecada novelos e quadrados de lã para fazer mantas para doação até 20/7, no Center Shopping Rio.