A Maternidade Municipal de Queimados deve ficar pronta em agosto - Divulgação
A Maternidade Municipal de Queimados deve ficar pronta em agostoDivulgação
Por Maria Luisa de Melo

As eleições municipais serão só no fim do ano que vem. Mas, em Queimados, a disputa já está pegando fogo, sem trocadilhos. Dois dos principais grupos que disputarão a gestão municipal correm para conquistar ou reivindicar espólio capaz de garantir votos. A população local (estimada em 149.265 habitantes, segundo o IBGE) não tem maternidade há mais de quatro anos. De olho nisso, o ex-prefeito e hoje deputado estadual Max Lemos (MDB) protocolou duas indicações legislativas, logo no primeiro dia de mandato. Pediu que o governador custeasse o funcionamento da unidade e garantisse uma UTI neonatal. Menos de duas horas depois do mesmo dia, uma indicação parecida foi feita pela também estadual Alana Passos (PSL).

UNIDADE SERÁ CUSTEADA PELO GOVERNO
A maternidade deve reabrir em agosto. Com o pedido do custeio atendido por Wilson Witzel, o crédito deve cair na conta de Max, aliado do prefeito Carlos Vilela (MDB). Mas a deputada já correu por fora e alinhou com o governador a construção de um Colégio Militar na cidade. Ela nega disputa pela autoria da indicação legislativa da maternidade e garante que seu grupo terá um candidato. “A cidade precisa de pessoas que realmente tenham competência para cuidar dela”. Já Max destaca que, quando prefeito de Queimados, desapropriou o imóvel onde a obra da maternidade é feita, além de assegurar os recursos da construção.

PROCURADOR: ‘SOFRO PERSEGUIÇÃO’
Publicidade
Após a Coluna publicar, com exclusividade, ontem, o afastamento do presidente da Câmara de Queimados, Milton Campos (MDB), por conta de suposta fraude envolvendo o procurador da Casa, Cassius Valério, o mesmo negou as denúncias. Cassius alega que cursou mestrado em Direito Financeiro, pela Universidade Iguaçu, em 2006, mas desconhecia que, neste período, a instituição estava descredenciada pelo MEC e não podia oferecer o curso. “Sofro perseguição política. Não me pediram oficialmente para apresentar o documento e vou me defender”.

PROIBIDO CORTAR CAMINHO NO SHOPPING
Uma decisão tomada pelo BarraShopping esta semana é alvo de polêmica. Nos dias úteis, das 17h às 20h, acabou a carência do estacionamento. A intenção é impedir que os motoristas usem o espaço para cortar caminho. Com as ruas próximas engarrafadas, essa era uma alternativa na região. A administração do shopping informou que, no período mencionado, é necessária a validação do tíquete em um dos guichês do empreendimento, para a isenção por 20 minutos.

REFORÇO PARA O ‘BANGU PRESENTE’
Publicidade
A adesão ao Programa Segurança Presente para o bairro de Bangu está melhor do que o governo imaginava. Com o apoio já assegurado, ontem, pela iniciativa privada, o número de agentes envolvidos aumentou de 80 para 130.

MULTAS POR ESPERA NA FILA
Só na primeira semana desse mês, 11 agências bancárias foram multadas por extrapolar o tempo máximo de 15 minutos que o cliente deve esperar na fila, entre outras irregularidades. As informações são do Procon Carioca.

APREENSÃO DE VANS PIRATAS
Publicidade
Levantamento feito pela Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, da Prefeitura, mostra que a cada cinco vans removidas das ruas, em maio, uma era pirata. Ao todo, o órgão retirou 380 veículos de circulação, entre irregulares e piratas.

ZONA OESTE NO TOPO DO RANKING
Os bairros Rio Comprido, Bangu, Santa Cruz, Barra e Campo Grande (os quatro últimos na Zona Oeste) foram os campeões de remoção de veículos irregulares. Ao todo, foram 1.574, de janeiro a maio.

VACINAÇÃO ELETRÔNICA
Publicidade
A tecnologia chegou também à forma como fazer o controle de vacinas tomadas. A Alerj vota na próxima semana um projeto que cria a carteira eletrônica de vacinação. Através dela, as informações serão salvas em um banco de dados com acesso em todos os postos de saúde.

PICADINHO:

- O evento BBQ & Beer Festival acontece hoje, com cortes nobres da Golden Foods. Na Cidade das Artes, na Barra.

- Clara Kutner realiza, no Ines, em Laranjeiras, o evento ‘In Process - Som, uma coreografia para surdos’.

- Segunda, 10h30. Terça, na Christ Church, em Botafogo, a OSRJ fará um concerto em homenagem aos 200 anos de fundação da Igreja na América do Sul.