Pré-candidato à Prefeitura do Rio quis ser secretário de Witzel

Aliado do senador Flávio Bolsonaro, deputado estadual Rodrigo Amorim, do PSL, tentou assumir pasta de Governo e Relações Institucionais

Por CÁSSIO BRUNO

Rodrigo Amorim (à esquerda) com o senador Flavio Bolsonaro
Rodrigo Amorim (à esquerda) com o senador Flavio Bolsonaro -
RIO - Lançado recentemente como pré-candidato do PSL a prefeito do Rio pelo senador Flávio Bolsonaro, o deputado estadual Rodrigo Amorim tentou assumir a Secretaria de Governo e Relações Institucionais de Wilson Witzel (PSC). O cargo era ocupado pelo ex-árbitro de futebol Gutemberg Fonseca, que foi exonerado. O governador vetou a indicação de Amorim por ele ser próximo à família Bolsonaro. Nos bastidores, Witzel gosta de dizer que concorrerá à Presidência, em 2022. Jair Bolsonaro, por sua vez, não descarta disputar a reeleição. Cleiton Rodrigues, então chefe de Gabinete, é o novo secretário.

AMORIM: ‘SE CONVIDASSE, NÃO ACEITARIA’

Caso a secretaria fosse para as mãos de Rodrigo Amorim, Witzel sinalizaria seu apoio à pré-candidatura do deputado, o que até o momento não ocorreu. O governador se elegeu graças à onda Bolsonaro. Mais votado no estado no ano passado, Amorim foi um dos principais cabos eleitorais de Witzel. À Coluna, o parlamentar negou a intenção de ocupar a pasta. “Participei da transição do governo. Tinha a liberdade para pedir secretaria. Mas seria afronta aos meus eleitores”, afirmou. “Se ele (Witzel) me convidasse, eu não aceitaria”, completou.

UM DESGASTE DESDE O INÍCIO DO GOVERNO

Gutemberg Fonseca já sofria desgaste pouco depois de ter assumido a secretaria no início do ano. Tudo começou após a crise envolvendo o seu trabalho de articulador político de Witzel na Alerj. O ex-árbitro, então, foi substituído por Cleiton Rodrigues para negociar apoio dos deputados. De lá para cá, a crise e o fogo-amigo dentro do Palácio Guanabara só aumentaram. A última briga do governador com Gutemberg ocorreu após vazamento do calendário de expansão do Segurança Presente, programa sob o chapéu do ex-secretário.

ESTA COLUNA ERROU SOBRE NOMEAÇÃO

A Coluna errou ontem ao afirmar que William de Oliveira Souza, o William da Rocinha, está nomeado no gabinete do vereador Alexandre Arraes (PSDB). Na verdade, o parlamentar contratou um homônimo (então lotado na Secretaria Municipal de Saúde) do ex-líder comunitário, que chegou a ser preso por suspeita de associação ao tráfico, mas a Justiça o absolveu. Este colunista pede desculpas aos envolvidos pelo equívoco.

MORDE E ASSOPRA OS SEUS ALIADOS

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) continua com as mudanças de olho na reeleição. Mas, ao mesmo tempo que agrada uns, causa a revolta em outros, como os vereadores Rosa Fernandes e Dr. Jairinho, ambos do MDB, que tiveram indicados exonerados.

DANÇANDO NO CAMPO MINADO

Em meio às comemorações dos 110 anos, o Teatro Municipal enfrenta protesto. Há cartazes nos elevadores com críticas à atual administração. A ação é organizada por funcionários, músicos e até pelo corpo de balé.

VIAGEM PREVISTA NO HORIZONTE

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, a Agetransp e a Agenersa estudam a possibilidade de enviarem representantes, em 14 de agosto, ao XI Congresso Brasileiro de Regulação.

QUANTO CUSTARÁ AO NOSSO BOLSO?

O congresso ocorrerá em Maceió. Só que... a caravana tem previsão de levar uns 30 funcionários dos três órgãos em plena crise fi nanceira do estado. Serão quatro dias, com todas as despesas pagas pelo governo.

FILIADO NA ABI

A nova direção da Associação Brasileira de Imprensa fi liou o jornalista Glenn Greenwald, do ‘The Intercept’, que revelou conversas entre procuradores e o ministro Sergio Moro.

PICADINHO

A festa ‘Rio Cidade Junina’ acontecerá nos fi ns de semana, de amanhã até 14 de agosto, no estádio Célio de Barros, no Maracanã.

Até o fi m do mês, a Clinica Neurovida, no Recreio, receberá doações de agasalhos para adultos e crianças.

Sábado, a Praça do Lido, em Copacabana, recebe cinema a céu aberto e diversas atividades gratuitas durante todo o dia.

SOBE

PREMIADO NOS EUA

O babalaô Ivanir dos Santos foi condecorado pelo governo americano pela luta contra intolerância religiosa.

DESCE

ATLETA DA SELEÇÃO

Maria Clara Lobo, do Flamengo, disputaria o Mundial de Esportes Aquáticos pelo Brasil. Foi fl agrada no exame antidoping.  
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários