O prefeito Marcelo Crivella (à esquerda) e Paulo Messina - ReproduÇÃO
O prefeito Marcelo Crivella (à esquerda) e Paulo MessinaReproduÇÃO
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - O vereador Paulo Messina já articula a viabilidade de candidatura à sucessão do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), de quem foi chefe da Casa Civil e então homem forte do governo. Para isso, prepara saída do PRTB. A estratégia é conseguir se fi liar a um partido que o dê direito a participar dos debates na TV para deixá-lo competitivo. Messina conversa com legendas de centro-direita. O sonho de consumo é o DEM, do também vereador Cesar Maia e do fi lho dele, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. O DEM até então pretende lançar o ex-prefeito Eduardo Paes. O Solidariedade e o PSD também estão no radar.

DECISÃO POR DISCORDAR DO EX-CHEFE

Paulo Messina deixou a prefeitura para tentar organizar a base de apoio a Crivella na Câmara e, assim, salvá-lo do impeachment. No fim da novela, o prefeito não foi afastado. Mas Messina nunca mais voltou ao antigo cargo. No bastidor, diz aos interlocutores querer ser candidato por não concordar com o rumo que a administração municipal tomou. Nas últimas semanas, o vereador centrou fogo contra o ex-chefe. Recorreu a gravações de vídeos e à divulgação nas redes sociais para denunciar supostas irregularidades.

SAÍDA DE PAES ABRIRIA A VAGA NO DEM

A possível saída de Eduardo Paes do DEM abriria vaga a um outro candidato a prefeito - uma das apostas na estratégia de Paulo Messina. No bastidor, Cesar Maia não esconde a insatisfação com seu antigo pupilo. Mas, à Coluna, ele despista. “Nunca ouvi falar nisso. Deve ser mais uma fake”, disse sobre novas desavenças. Aliados de Paes disseram que o ex-prefeito permanece no DEM, negando a ida dele para o Cidadania (ex-PPS). Procurado ontem, Paes não foi localizado.

EX-DEPUTADO DO MDB FAZ DELAÇÃO

Paulo Melo (MDB), ex-presidente da Alerj, prepara neste momento sua delação premiada. Nas últimas duas semanas, já esteve três vezes no Ministério Público Federal. Apontou aos procuradores a participação de deputados estaduais. Melo foi preso Operação Cadeia Velha, em 2017. Em março deste ano, a Justiça o condenou a 12 anos e 5 meses de prisão por corrupção passiva e organização criminosa.

PARECE ATÉ PRESSÃO

Três dirigentes do sindicato dos trabalhadores da Cedae (incluindo o presidente) tiveram contratos suspensos na fase de negociação do acordo coletivo, onde há impasse. Não são demissões. Mas fi cam sem salários.

MEDALHA NA VOLTA DO RECESSO

No dia em que a ministra Damares Alves assinou com Bolsonaro o ato que muda a composição da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, a Alerj aprovou projeto para homenageá-la com Medalha Tiradentes.

PARLAMENTAR NA MIRA DA CIVIL

Delegados do Rio comemoraram ontem a decisão do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, para que o inquérito que investiga a deputada federal Flordelis (PSD) na morte do marido fi que em 1ª instância.

PRECONCEITO BOM, EXCELÊNCIA?

Deputado Márcio Gualberto (PSL), ontem, na Alerj, em debate sobre homenagem ao grupo Arco-Íris: “Existem preconceitos que não são maléfi cos. Que são bons. Ninguém pode ser premiado por sua opção sexual”.

POLÊMICA

Foi protocolado, ontem, na Câmara, projeto de lei que obriga a Prefeitura do Rio a internar de forma involuntária usuários de drogas. A proposta é do vereador Jones Moura (PSD).

PICADINHO

O Teatro Municipal Ziembinski faz roda de conversa sobre violência contra a mulher após a peça ‘Abraços que Sufocam’. Hoje, 20h.

O espetáculo ‘Circo Literário’ da Cia Irmãos Brothers entra em cartaz no Teatro Fashion Mall amanhã, 17:30h.

A exposição ‘Estética de uma amizade - Alfredo Volpi (1896-1988) e Bruno Giorgi (1905-1993)’, na Pinakotheke Cultural, termina amanhã.

DESCE

DELEGADO DO DOPS

Cláudio Antônio Guerra foi denunciado pelo Ministério Público Federal por incineração de 12 cadáveres na ditadura.

DESCE

THOR BATISTA

Em julgamento de recurso, a Justiça confi rmou o bloqueio de R$ 778 milhões de fi lho do empresário Eike Batista.