Marcelo Freixo (à esquerda) e Marcelo Crivella durante debate nas eleições de 2016 - Arquivo O Dia
Marcelo Freixo (à esquerda) e Marcelo Crivella durante debate nas eleições de 2016Arquivo O Dia
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - Com o fim das coligações partidárias para a eleição proporcional, a tendência é que as legendas lancem candidaturas próprias à Prefeitura do Rio para puxar votos a quem concorrerá a vereador. Ou seja: a disputa para o Executivo ficará fragmentada entre vários concorrentes. É exatamente nesta estratégia que o prefeito Marcelo Crivella (PRB) aposta as fichas para tentar ser reeleito. E, neste cenário, acha que tem grandes chances de vitória caso vá para o segundo turno com o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), como ocorreu em 2016, quando venceu a disputa contra o xará. Crivella aposta na rejeição do carioca a Freixo, um candidato de esquerda. Naquele ano, o atual deputado federal recebeu 1.163.662 votos no segundo turno, menos que as 1.314.950 abstenções.

ENCONTROS NO SHOPPING

Coordenador da campanha de reeleição de Crivella, o ex-deputado Rodrigo Bethlem usa como escritório eleitoral uma padaria e um café do shopping Península Open Mall, na Barra da Tijuca. Lá, ele se encontra com políticos e faz acordos com potenciais aliados. Já foi fotografado nas reuniões.

SECRETÁRIA SERÁ MESMO EXONERADA

Está confirmado. Como antecipou a Coluna no último dia 21, a secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes, desembarcará do governo Wilson Witzel (PSC) esta semana. Depois de ficar na marca do pênalti há uns dois meses e ter nova chance no comando da pasta, Fabiana, desta vez, será mesmo exonerada. O governador não estava satisfeito com o trabalho dela. Será a segunda baixa no primeiro escalão. A primeira foi Gutemberg Fonseca, ex-secretário de Governo.

DEPUTADA DO PSL NÃO SERÁ CANDIDATA

A deputada estadual Alana Passou não será mais candidata à Prefeitura de Queimados. A secretária-geral do PSL no Rio recebeu a missão do presidente Jair Bolsonaro de cuidar das campanhas estratégicas do partido em todo o estado, em cidades como Nova Iguaçu, Cabo Frio, Campos, São Gonçalo, Niterói, Volta Redonda e Macaé. Ela, que foi lançada pelo senador Flavio Bolsonaro, escolherá um militar para o seu lugar.

BOLSONARO ESNOBA WITZEL

Neste sábado, na rede social, Witzel fez um “apelo público” a Bolsonaro para manter a Ancine no Rio. É o sinal de que o governador não tem mais acesso ao presidente após a intenção dele de concorrer em 2022.

GOVERNADOR MORDE E ASSOPRA

A deputada federal Major Fabiana Silva (PSL-RJ) será secretária estadual de Vitimização de Policiais, pasta que acaba de ser criada por Witzel. A informação foi antecipada pela Coluna no dia 26.

TRANSPARÊNCIA NUNCA É DEMAIS

Já está na Comissão de Constituição e Justiça da Alerj o projeto de lei de Rodrigo Bacellar (SDD) que obriga autoridades a identificar obras públicas, inclusive informar os motivos em caso de paralisação.

LULA PRESO E COM BIOGRAFIA

Vai se chamar “Luiz Inácio Lula da Silva” a biografia autorizada do ex-presidente que o jornalista Fernando Morais lançará em dezembro. Haverá noites de autógrafos no Rio, em São Paulo, Brasília e Minas.

DE OLHO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Presidente do diretório do PSL em Niterói, o deputado federal Carlos Jordy coordena a construção de alianças do partido em cidades do Leste Fluminense.
PICADINHO

O ‘Samba do Peixe’ é hoje, 15h30. Na Rua do Ouvidor, 41. Gratuito.

O Via Parque Shopping apresentará o ‘1º Encontro Falando em Família’, que acontecerá de amanhã até o dia 11.

A exposição ‘Longevidade: os caminhos para viver mais e melhor’ estará no Centro Cultural dos Correios até 15 de setembro.

DESCE

MINISTRO DO STF

Marco Aurélio Mello revogou prisão de Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, conhecido por matar o jornalista Tim Lopes.

DESCE

SECRETÁRIO DE PESCA

Barco da família de Jorge Seif Júnior foi multado pelo Ibama em R$ 70 mil por pesca ilegal em Angra dos Reis.