A ex-secretária municipal de Cultura do Rio Mariana Ribas - Tânia Rêgo/Agência Brasil
A ex-secretária municipal de Cultura do Rio Mariana RibasTânia Rêgo/Agência Brasil
Por CÁSSIO BRUNO
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), reagiu com desdém nesta quarta-feira sobre a pré-candidatura da ex-secretária de Cultura Mariana Ribas pelo PSDB. No bastidor, Crivella, que tentará a reeleição, disse "ter sido traído" e que ela "não deveria sair atirando". Na avaliação do prefeito, os tucanos "não levarão o nome dela adiante" até a eleição. "É tolice", afirmou. A estratégia do PSDB era que Mariana só deixasse o governo e fosse anunciada como postulante à Prefeitura em setembro. Mas a ex-secretária pediu demissão depois que Crivella a orientou a fazer um dossiê contra a Fundação Roberto Marinho.

PEDIDO DE PREFEITO CAUSA MAL-ESTAR

É o segundo ex-secretário de Crivella que anuncia ter a intenção de disputar a eleição contra o ex-chefe. O primeiro foi o vereador Paulo Messina (PRTB). O parlamentar tem conversado com outros partidos para se viabilizar eleitoralmente. Tanto Mariana Ribas como Messina deixaram o governo com críticas à gestão. E mais: a atitude de Crivella em pedir a produção do dossiê causou mal-estar em parte do secretariado sob a alegação de que podem ser expostos a qualquer momento pelo prefeito.

PRÉ-CANDIDATO DO NOVO JÁ NAS RUAS

Ex-CEO do Flamengo, Fred Luz já tem circulado pelas Zonas Norte e Oeste e em bairros como Ilha do Governador. Ele está cotado para ser o candidato a prefeito do Rio pelo Partido Novo. O objetivo para a eleição de 2020 é mudar o perfil da legenda, considerado "elitista", e descolar ainda da imagem de sigla de extrema direita, como o PSL dos Bolsonaro, e da turma considerada de centro. Luz fez a campanha presidencial para João Amoêdo. Ele chegou ao clube em 2013, na gestão Bandeira de Mello.

EX-APRESENTADORA NO GOVERNO WITZEL

A jornalista Mariana Leão foi nomeada no "cargo de confiança", como diz o Diário Oficial, de assessora de comunicação na Imprensa Oficial, que publica os atos do governo do estado. O órgão é feudo do DEM e vinculado à Casa Civil. Salário: R$ 11.605 (bruto). Quem assinou a contratação foi o presidente José Cláudio Ururahy. Mariana apresentou programas na Record TV, como "Hoje em Dia". Passou ainda por TV Globo e RedeTV!

O ÚLTIMO A SABER SOBRE ACORDOS

O senador Flavio Bolsonaro disse ontem que a deputada federal Major Fabiana aceitou ser secretária de Witzel por "seguir o coração". E mandou recado para quem quer sair do PSL: "Há procura gigante por interessados".

JUNTOS ATÉ A PÁGINA 2

Pelo menos em Cabo Frio, PSL (de Bolsonaro) e PSC (de Witzel) podem ser aliados na eleição para prefeito. Acordo negociado pelo deputado Dr. Serginho (PSL). Pastor Everaldo (PSC) gravou até vídeo sobre a união.

EXCELÊNCIAS FORAM PARA A DP

Quatorze dos 17 vereadores de Queimados foram parar na delegacia anteontem. A confusão começou depois que parlamentares afastaram do cargo o presidente da Câmara, Milton Campos (MDB).

CANDIDATO COM DIPLOMA FALSO

Campos saiu do cargo por suspeitas de fraude num concurso público na Câmara. Um dos aprovados tinha diploma falso. Ao ser nomeado, teve o salário dobrado para R$ 18,7 mil após 15 dias no emprego de procurador.

ALÔ, CECILIANO!

A Alerj está há cinco dias sem limpeza. Funcionários da empresa terceirizada estão com os salários, valetransporte e alimentação atrasados. Resultado: lixo espalhado.

PICADINHO

Hoje, 18h, a ‘TáLigado Comunicação’ oferece palestra gratuita sobre ‘Linkedin para Advogados’, na OAB-RJ. Av. Marechal Câmara, 150.

O West Shopping vai promover a atividade ‘Barba, Cabelo e Bigode no West!’para comemorar o Dia dos Pais.

De hoje até sábado. Amanhã, as arquitetas Rachel França e Gizelle Leite estreiam seu espaço no ‘Morar Mais por Menos’.

DESCE

MARÍLIA DE CASTRO

Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) virou ré por calúnia contra Marielle Franco.

DESCE

MILICIANO CONDENADO

Apontado como chefe da maior milícia da Zona Oeste, o ex-PM Toni Ângelo deve cumprir 80 anos de prisão.