O ex-prefeito Eduardo Paes - Delmiro Junior/Parceiro/Agência O Dia
O ex-prefeito Eduardo PaesDelmiro Junior/Parceiro/Agência O Dia
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - Em conversas reservadas, o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM) tem dito que quer polarizar a disputa eleitoral do ano que vem com o atual ocupante do cargo, Marcelo Crivella (PRB). Na avaliação de Paes, o desgaste da gestão Crivella o beneficiará. Neste momento, porém, Paes (atualmente executivo da Byd) está na fase de observação do cenário, sem pressa, embora venha atacando o rival nas redes sociais. O ex-prefeito também acredita que o desgaste provocado pela Lava Jato (os seus antigos aliados estão presos) é “agenda antiga” já que, na eleição para governador, venceu Wilson Witzel (PSC) na capital no segundo turno.

O presidente estadual do PSDB, Paulo Marinho, não descartou ontem aliança com o partido de Paes. A declaração ocorreu no mesmo dia em que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que as duas legendas estarão juntas em 2020 e 2022. Marinho lançou Mariana Ribas, ex-secretária de Cultura de Crivella, como o nome dos tucanos para concorrer à Prefeitura do Rio. “Vamos buscar a unidade. Mas dependerá das pesquisas e do bom senso. Quem chegar mais forte nas convenções pode ser candidato e o outro, o vice”, disse Marinho à Coluna.

INTERCÂMBIO COM TUCANOS PAULISTAS

Enquanto as convenções não chegam, Mariana Ribas tem à disposição a estrutura do PSDB de São Paulo. Nesta terça-fera, ela se reuniu com o prefeito Bruno Covas e com secretários municipais. O objetivo é que Mariana ganhe experiência administrativa na gestão dos tucanos na capital paulista. Participaram da reunião, por exemplo, o secretário da Justiça, Rubens Rizek, e o secretário de Licenciamento, Cesar Azevedo. Amanhã, Mariana continua com a rodada de conversas.

O FILHO DO COORDENADOR DO PREFEITO

O deputado estadual Jorge Felippe Neto (PSD, na foto) diz por aí que pode ser vice de Crivella em 2020. Ele é filho de Rodrigo Bethlem, coordenador da précampanha do prefeito. Seu avô é o presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB). Como revelou a Coluna em 4 de julho, o vereador indicou o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira. Mas o deputado terá que combinar com Kassab e com o senador Arolde de Oliveira, eleito na onda Bolsonaro.

EFEITO PONTE NA POLÍTICA

As bancadas estadual e federal do PSL do Rio vão propor homenagens aos agentes de segurança pública envolvidos na ação que resultou na morte de um sequestrador de ônibus na Ponte Rio-Niterói ontem.

MEDALHAS PARA OS SNIPERS

Só na Alerj, a turma de Bolsonaro apresentará três requerimentos de concessão da Medalha Tiradentes aos snipers da Polícia Militar Bruno Recla Narciso, Ismael Damásio dos Santos e Marcelo Clayton dos Anjos.

IMBRÓGLIO PUBLICITÁRIO

O Tribunal de Justiça concedeu liminar que suspende a licitação da Prefeitura do Rio, em 2017, para contratar três agências de publicidade por R$ 56,2 milhões. A ação é da Propeg Comunicação, que acusa irregularidades.

PEDIDO NEGADO EM 1ª INSTÂNCIA

O MPF do Rio recorreu à Justiça para que a Marinha deixe de exigir no Concurso Público de Admissão à Escola Naval de 2019 que o candidato não seja casado, não viva em união estável e não tenha filhos.

NO TWITTER

O jornalista Glenn Greenwald publicou, ontem, foto do deputado Rodrigo Amorim (PSL) com o ex-assessor Fabrício Queiroz. Em resposta, parlamentar o chamou de ‘quadrilheiro’.

PICADINHO

Representante da Defesa Civil depõe amanhã na CPI sobre queda do Túnel Rafael Mascarenhas presidida pelo vereador Reimont (PT).

O ‘Philos no Estação’ exibe o documentário ‘A Juíza’, no Estação Net Rio. Hoje, às 21h30.

Leven Siano foi classificado pela revista britânica ‘Chambers & Partners’ como advogado destaque do setor marítimo.

SOBE

JOGADOR DO FLAMENGO

Artilheiro do Brasileirão sub20, Yuri César renovou contrato até 2024. Multa rescisória atingiu R$ 223 milhões.

DESCE

PREFEITO DE FRIBURGO

Em greve, servidores da educação fizeram protesto dentro da prefeitura comandada por Renato Bravo (PP).