Paes e Crivella na transmissão de posse, em 2017 - Arquivo O Dia
Paes e Crivella na transmissão de posse, em 2017Arquivo O Dia
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - Saiu das redes sociais a ofensiva de Eduardo Paes (DEM), candidato à Prefeitura do Rio, contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB). Pela primeira vez, de forma prática, o grupo de Paes vai centrar fogo fora da internet. O deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), fiel escudeiro do ex-prefeito, entrou no Ministério Público e na Procuradoria Regional Eleitoral com pedidos de abertura de inquéritos criminal, civil e eleitoral. O parlamentar acusa Crivella, que tentará a reeleição, de utilizar os canais oficiais de comunicação da prefeitura, incluindo as redes sociais, para “fins particulares” e “campanha eleitoral antecipada”.

CONSTITUIÇÃO PROÍBE, AFIRMA DEPUTADO

Na quarta-feira, a Coluna mostrou a estratégia de Eduardo Paes de polarizar a disputa com Crivella no ano que vem com críticas à atual gestão. Os ofícios requerendo a abertura dos inquéritos foram enviados anteontem ao procurador-geral, José Eduardo Gussen; ao procurador regional Eleitoral, Sidney Madruga; e ao promotor André Luís Cardoso, do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaeco). “Essa prática é vedada pelo artigo 37 da Constituição”, disse Pedro Paulo. Procurado, Crivella não respondeu.

O NOME PREFERIDO DO EX-PREFEITO

Embora Eduardo Paes esteja no DEM, o ex-prefeito Cesar Maia, hoje vereador, ainda não engoliu as críticas feitas por ele a sua gestão. Nos bastidores, Maia não esconde de ninguém a mágoa com seu ex-pupilo político e tem a sua preferência para a disputa da Prefeitura do Rio: o deputado estadual Carlo Caiado. Paes, porém, segue firme e forte sendo o nome da legenda para concorrer contra Crivella, com aval do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

EM BUSCA DE UNANIMIDADE NO PSL

No meio do fogo cruzado entre o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o governador Wilson Witzel (PSC), ambos de olho nas eleições de 2022, está Rodrigo Amorim. O deputado, lançado pelo senador Flavio Bolsonaro como candidato a prefeito do Rio, esteve terça, em Brasília, na casa do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar. Não quer correr o risco de perder a vaga para o deputado Helio Negão, preferido de Bolsonaro.

O DINHEIRO ESTÁ SOBRANDO

A Câmara do Rio fará licitação, na próxima terça-feira, para... compra, montagem e instalação de móveis planejados! O valor estimado, veja só, é de nada menos que R$ 850 mil pelo prazo de 12 meses.

DECORAÇÃO PARLAMENTAR

Os vereadores vão desembolsar dinheiro público para comprar, por exemplo, armários e estantes. Os valores serão calculados por cada metro quadrado. O processo está marcado para as 14h.

RESPEITO É BOM E ELAS GOSTAM

“Que harém, hein, presidente!”. A frase é do deputado Anderson Moraes (PSL) ao interromper o almoço do presidente da Alerj, André Cecíliano (PT), com deputadas da Casa ontem. Elas não gostaram nem um pouco.

A MEDALHA E AS QUEIMADAS

Única indígena no governo Bolsonaro, Silvia Waiãpi, secretária especial de Saúde Indígena, será homenageada hoje na Câmara por Inaldo Silva (PRB). No mesmo dia, haverá protesto, na Cinelândia, pela Amazônia.

DEBATE

Hoje, às 9h, os ministros Antonio Saldanha Palheiro e Sebastião Reis Junior, do STJ, participam do seminário da OAB/RJ ‘Delação premiada: doutrina e jurisprudência’.


PICADINHO

O ‘Pagode do Américo’ no Bar dos Irmãos, no Catete, é hoje, a partir das 22h. Evento gratuito.

Prislla DJ agitará os sábados e domingos do ‘Música no Deck’, no Flutuante Rio. Amanhã, 17h.

Domingo, 16h. Amanhã, o escritor Alan Minas lança o livro ‘Gente que se apaga’. A partir das 15h, na Livraria Blooks, em Botafogo.

DESCE

VEREADOR INVESTIGADO

Sppencer Cardoso é investigado por suspeita de desvios no período em que foi secretário de Saúde de Arraial do Cabo.

DESCE

EDSON ALBERTASSI

Pedido de ex-deputado para suspender o processo em que ele foi preso na Lava Jato foi negado pelo STF.