Wilson Witzel e Jair Bolsonaro em recente evento com paraquedistas no Rio  - Estefan Radovicz / Agência O
Wilson Witzel e Jair Bolsonaro em recente evento com paraquedistas no Rio Estefan Radovicz / Agência O
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - Nesta sexta-feira, em um restaurante na Barra da Tijuca, o senador Flavio Bolsonaro se reuniu com as bancadas estadual e federal do PSL. Ele liberou os 12 parlamentares da Alerj para decidirem entre si se ficam na base de apoio do governador Wilson Witzel (PSC). “O governo Witzel foi eleito com nossas bandeiras. Mesmo assim, a bancada tem liberdade para apoiá-lo ou não. Nosso maior compromisso é com o presidente Jair Bolsonaro”, disse, em nota. À revista “Época”, Witzel fez duras críticas a Bolsonaro. O governador quer disputar a Presidência em 2022. Segundo Witzel, “Bolsonaro anima as redes, e o Brasil não sai do lugar”.

MUDOU O DISCURSO PARA NÃO PIORAR CRISE

Diante da situação constrangedora, o governador Wilson Witzel divulgou, em suas redes sociais, um vídeo em que diz ser “parceiro” de Bolsonaro e estar “disposto a ajudá-lo”. Admitiu a sua intenção de concorrer à Presidência, mas que não significa “estarem em lados opostos”. E disparou: “Quero, com a graça de Deus, lá na frente, quando for o desejo dessa sucessão, que ele me passe a faixa presidencial. Mas isso é um acordo meu e dele”. Witzel, porém, só não deixou claro se o “lá na frente” tem relação com 2022 ou 2026.

REUNIÃO SEM FOTOS, VÍDEOS E ASSESSORES

No encontro com o senador Flavio Bolsonaro, os deputados do PSL lavaram a roupa suja e reclamaram de Wilson Witzel. Eles debateram também o comando de diretórios da legenda de olho nas eleições municipais do ano que vem. Em Niterói, por exemplo, há queda de braço entre o deputado estadual Gustavo Schmidt e o deputado federal Carlos Jordy. Flavio pediu aos colegas para não fazerem fotos e vídeos. Assessores desses políticos foram proibidos de acompanhar a reunião.

BRIGA POR CANDIDATOS NO BASTIDOR

O vereador Júnior da Lucinha, do MDB, tem se queixado de Rodrigo Betlhem, coordenador da pré-campanha de reeleição do prefeito Marcelo Crivella (PRB). É que o parlamentar, veja só, já está organizando a nominata do... PL (antigo PR)! E Bethlem, digamos, está “roubando” potenciais candidatos a vereador que estavam em conversas com ele. Júnior é filho da deputada estadual Lucinha (PSDB) e deixará o combalido MDB.

NÃO VÃO CALAR A IMPRENSA

Um repórter de TV e equipe foram barrados anteontem na porta da Alerj. O grupo de jornalistas não teve permissão dos seguranças para entrar e cumprir o trabalho. Detalhe: os profissionais têm denunciado, em reportagens, irregularidades.

FILHO FEIO NÃO TEM PAI

O deputado bolsonarista Márcio Gualberto (PSL) viu a cena e procurou o presidente da Allerj, André Ceciliano (PT). O petista autorizou imediatamente o acesso dos jornalistas. A pergunta é: quem proibiu?

DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA ALERJ

Um deputado estadual está com um sério problema: é viciado em cocaína. O caso, vale dizer, não é mais segredo na Casa. O parlamentar foi orientado pelos próprios colegas a buscar tratamento. Este colunista torce por sua recuperação.

CONCESSÃO SÓ NO MÊS QUE VEM

A Prefeitura do Rio remarcou para 13 de setembro a licitação para a privatização da iluminação pública da cidade. Valor: R$ 1,4 bilhão por 20 anos. A arrecadação é de R$ 260 milhões por ano com a taxa do serviço.

A FAMÍLIA SOFRE

Um jovem viajava ontem no trem quando recebeu a notícia pelo celular. Sua irmã acabara de ser presa. A polícia encontrou um fuzil escondido na casa dela. O rapaz chorou.

PICADINHO

A edição do aniversário de 6 anos do ‘Rio Fashion Day’ será hoje e amanhã. A partir das 12h, no Tijuca Tênis Clube. Entrada franca.

O evento ‘Tradições Afrobrasileiras - Oficinas e Feira de Expositores’ é hoje, às 10h, no Espaço Terra Mater.

A mostra de performances ‘Perfora’ será realizada no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Hoje, às 14h.

DESCE

GRAÇA FOSTER

Ex-presidente da Petrobras é alvo da 64ª fase da Lava Jato. Para investigação, ela favoreceu banco BTG em contratos.

DESCE

ANDRÉ ESTEVES

Também alvo da Lava Jato, empresário é ex-presidente do BTG, favorecido em negócios com a Petrobras, segundo a PF.