O presidente do Detran-RJ, Luiz Carlos das Neves -  Cléber Mendes/Agência O Dia
O presidente do Detran-RJ, Luiz Carlos das Neves Cléber Mendes/Agência O Dia
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - Luiz Carlos das Neves, que já assinou a exoneração e está pronto para sair da presidência do Detran-RJ, será subsecretário de Relações Institucionais. Neves ficará subordinado ao secretário de Governo, Cleiton Rodrigues. A demissão deverá ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias. Quem assume no lugar dele é o delegado da Polícia Federal Marcelo Bertolucci, atual vice-presidente do órgão. Mesmo sob o chapéu do vice-governador Cláudio Castro (PSC), quem dá as cartas no Detran hoje é o Pastor Everaldo, chefão do PSC, partido do governador Wilson Witzel. Neves ficou apenas oito meses no cargo.

PORTEIRA ABERTA PARA ATRAIR ALIADOS

Pastor Everaldo abriu a porteira do Detran para atrair partidos à base de Witzel na Alerj. A saída de Luiz Carlos das Neves provocou reação de funcionários. Eles temem o loteamento político do órgão. É provável que o novo vice-presidente seja indicado pelo presidente da Alerj, André Ceciliano (PT). O deputado Gustavo Tutuca (MDB) tem chance de emplacar o diretor-geral de Tecnologia da Informação e Comunicação. O deputado Dr. Deodalto (DEM) pode nomear a direção-geral de Habilitação. O deputado federal Hugo Leal (PSD) também tem cargos.

EX-PRESIDENTES PRESOS NA LAVA JATO

Marcelo Bertolucci foi candidato a deputado estadual no ano passado pelo PR (hoje PL). Mas obteve apenas 7.116 votos e não se elegeu. O Detran, aliás, teve dois presidentes presos na Operação Furna da Onça, braço da Lava Jato, em novembro: Leonardo Jacob e o atual deputado federal Vinícius Farah (MDB). Segundo a força-tarefa dos procuradores, o órgão era loteado em postos como parte de vantagens indevidas repassadas aos deputados da Alerj.

A CANDIDATURA QUE SUBIU NO TELHADO

O deputado Rodrigo Amorim tem uma pedra no sapato na família do presidente da República. Chama-se Carlos Bolsonaro, vereador, filho de Jair e desafeto do parlamentar. Carluxo e o pai não querem Amorim candidato a prefeito do Rio pelo PSL. E o senador Flavio Bolsonaro, que lançou Amorim, não tem mais convicção na sua aposta à sucessão de Marcelo Crivella (PRB). Ou seja: Amorim, candidato, só se for por outra legenda.

A TENTATIVA DE MAIS UNIÃO

Partidos de esquerda querem mostrar força para a eleição do ano que vem. Começaram ontem e vão até sexta-feira, no Teatro Cândido Mendes, no Centro, rodas de conversas com lideranças de PSOL, PT, PCdoB e PCB.

A ALIANÇA NÃO ESTÁ COMPLETA

E o PDT? Bom, o PDT até participa, mas... A deputada estadual Martha Rocha, pré-candidata do partido à Prefeitura do Rio, não passará na porta. A ideia é bombar a candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL).

SOMOS OS FAMOSOS QUEM?

Os deputados Alexandre Knoploch e Rodrigo Amorim, ambos do PSL, chegaram ao Maracanã, no Flamengo x Inter, de carro com giroscópio. No Pier Mauá, em evento de gastronomia, deram carteirada para entrar.

A PRIMEIRA VEZ COM A NETINHA

Sérgio Cabral (MDB) conheceu ontem a neta Catarina, de três meses, filha de Marco Antônio (MDB), ex-deputado. Foi na Justiça Federal, onde o ex-governador prestou depoimento antecipado pela Coluna no domingo.

SAIU ONTEM NO DO

O ex-deputado federal Alexandre Valle (PL) é o novo presidente do Ipem-RJ. A informação foi revelada pela Coluna no dia 13. Ele é pré-candidato a prefeito em Itaguaí.

PICADINHO

A nutricionista Rafaela Rainho apresenta amanhã, às 19h, a palestra ‘Alimentação Vegetariana e Saúde’, no restaurante BioCarioca.

Amanhã, às 19h30, a escritora Raquel Alves lança o livro ‘Muito Além da Visão’ no restaurante Adegão Português de Ipanema.

O ‘Geek Festival’ acontecerá nos dia 7 e 8 de setembro, na Praça Orlando de Barros Pimentel, em Maricá. Entrada gratuita.

DESCE

EDÍLSON

Ex-jogador do Flamengo e da seleção brasileira terá imóveis apreendidos por dívida trabalhista milionária.

DESCE

RODRIGO MAIA

Polícia Federal atribuiu ao presidente da Câmara crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral.