Kelly Mattos, atual presidente da Loterj, é amiga de Luiz Rogério - Games Magazine/Divulgação
Kelly Mattos, atual presidente da Loterj, é amiga de Luiz RogérioGames Magazine/Divulgação
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - Embora não tenha cargo oficial, Luiz Rogério Ognibeni Vargas é quem dá as cartas hoje na Loterj, autarquia do governo Wilson Witzel (PSC) responsável pela loteria. Ligado ao Pastor Everaldo, dono do PSC, Luiz indicou a amiga Kelly Mattos para ser a presidente do órgão, subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os dois já comandaram os jogos durante a gestão da ex-governadora Rosinha Garotinho. Em 2005, Luiz foi denunciado pelo Ministério Público por improbidade administrativa junto com o também ex-presidente da Loterj Waldomiro Diniz por funcionamento irregular de casas de bingo à época.

MESMA ESTRATÉGIA DA GESTÃO ROSINHA

Luiz Rogério usou a mesma estratégia para ocupar a Loterj de Rosinha. Com o escândalo dos bingos, deixou em seu lugar também Kelly Mattos. Luiz ocupou ainda a Secretaria de Administração e Reestruturação da ex-governadora. Em 2008, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Filipe Pereira, filho de Pastor Everaldo e ex-deputado federal. Em 2017, Luiz apareceu nas delações da Odebrecht por suposta participação no repasse de R$ 6 milhões de caixa 2 à campanha presidencial, em 2014, de Everaldo, que sempre negou irregularidades.

PROCURA-SE CANDIDATOS PARA O PSDB

Paulo Marinho, presidente estadual do PSDB, está com dificuldade para encontrar candidatos a prefeituras com grandes colégios eleitorais, como Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo. “São poucos nomes de jovens líderes”, afirma. Ele, aliás, tem se dedicado à pré-campanha de Mariana Ribas, que pode concorrer à sucessão de Crivella (PRB), caso não faça aliança com Eduardo Paes (DEM). Na terça, Mariana esteve com Roberto Medida, criador do Rock in Rio, para falar sobre turismo e entretenimento.

DEPUTADO AFAGA JAIR DE OLHO EM 2020

O sonho do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) é concorrer à Prefeitura do Rio. Preterido por Witzel, está de saída do partido. E, no Congresso, tem rasgado elogios a Jair Bolsonaro. O parlamentar, veja só, tem esperança de conquistar o coração do presidente em busca de um possível apoio, já que a turma do vereador Carlos Bolsonaro pôs água no chope na candidatura do deputado Rodrigo Amorim (PSL).

A FIGURA OCULTA NO INSTITUTO

O deputado estadual Rodrigo Bacellar (Solidariedade) emplacou o ex-deputado federal Alexandre Valle para presidente do Ipem-RJ. Mas há um personagem oculto nesta operação: o empresário Fernando Trabach.

ALIADO E ALVO DE OPERAÇÃO

Trabach foi fundamental na nomeação de Valle. O empresário chegou a ser preso por fraudes em empreendimentos imobiliários. Valle, aliás, deve deixar o PL, já que a sua atual legenda não é da base de Witzel.

VOU PARA PORTO ALEGRE, TCHAU!

O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), acelerou a pauta ontem para dar tempo de embarcar para Porto Alegre. O parlamentar foi assistir ao jogo entre Internacional e Flamengo, pela Libertadores.

MEIO AMBIENTE E OS COFRES SOFREM

A Câmara de Campos fez ontem licitação para contratar empresa fornecedora de papel A4. O valor estimado é de... R$ 40 mil! Em março, os vereadores já foram investigados pelo MP pela compra do mesmo produto.

FOGO-AMIGO

Joel Machado, primeiro suplente de vereador, tem espalhado mensagens de texto dizendo ser candidato a prefeito pelo... PRB, de Crivella, candidato à reeleição.

PICADINHO

O ‘Cadeira Cativa’, da Secretaria Municipal de Cultura, disponibilizará 300 ingressos para ONGs e projetos sociais irem à Bienal do Livro.

Começa hoje o ‘II Seminário Sobre Raça e Política no Brasil’, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofi a da UFF.

A cervejaria carioca Three Monkeys volta ao Mondial de La Bière RJ na próxima semana com 24 rótulos entre clássicos e lançamentos.

SOBE

DANIEL DIAS

Nadador brasileiro chegou a 30 títulos do Parapan na carreira e é o maior vencedor absoluto da competição.

DESCE

DIRETOR DO CEFET

Indicado pelo Ministério da Educação, Maurício Aires Vieira foi alvo de protestos dos estudantes pela terceira vez.