André Moura e Wilson Witzel - Divulgação
André Moura e Wilson WitzelDivulgação
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - No limbo desde quando perdeu a eleição para deputado federal por Sergipe e viu seus principais aliados encalacrados na Lava Jato, André Moura voltou com força. Foi nomeado secretário da Casa Civil e Governança de Wilson Witzel, seu colega de partido, o PSC. Perto de completar um mês no cargo, André é o mais novo homem-forte do Palácio Guanabara. Hoje, não há projetos ou decisões que não passem primeiro por sua mesa. Além de fazer a roda girar na gestão, ele, réu por formação de quadrilha e desvio de dinheiro, coordena as ações de Witzel para viabilizar a pré-candidatura à Presidência.
ATUALIZAÇÃO: A Secretaria estadual da Casa Civil e Governança enviou à coluna Informe do Dia uma nota. Leia na íntegra:
Publicidade
Sobre a nota da coluna Informe do Dia, citando o secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, André Moura, esclarecemos que não existe contra ele nenhuma condenação no Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

A Primeira e Segunda Turmas do STJ anularam as decisões contra o secretário de primeira instância em Sergipe.

Em relação ao caso da Prefeitura de Pirambu (SE), o Superior Tribunal de Justiça também anulou a condenação e inocentou André Moura.

E o Supremo arquivou dois casos a pedido da própria Procuradoria-Geral da República (PGR).

Portanto, não existe hoje demanda jurídica contra André Moura, o que o torna apto a exercer qualquer cargo público.
PEREGRINAÇÃO DE POLÍTICOS E SECRETÁRIOS

O retorno à cena política de André Moura se deu por meio de Pastor Everaldo, chefão do PSC. Primeiro, o indicou para representar o governo do Rio em Brasília. Depois, o levou para ficar no coração do poder fluminense. André é amigo do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB), que está preso. E foi líder do governo Michel Temer (MDB) na Câmara. Em seu gabinete no Guanabara, há uma peregrinação diária de deputados que pedem todos os tipos de favores. Outros secretários também despacham por lá.

MANTEVE TODA A EQUIPE DO ANTECESSOR

Ex-prefeito de Pirambu (SE), André Moura manteve a equipe de José Luis Zamith, seu antecessor. Ele chega ao trabalho pontualmente às 7h45. Faz reuniões simultâneas, prática comum em Brasília. Nos bastidores, André despertou ciúme de colegas pela aproximação com Witzel. Já outros, que operam em áreas estratégicas, tentaram se aliar, mas fracassaram. Na Alerj, teve deputado elogiando em discurso a articulação política de Witzel.

MARINHO: ‘NÃO SAIU FAKE NEWS DE LÁ’

O presidente estadual do PSDB, Paulo Marinho, virou alvo da CPI das Fake News. O tucano, suplente do senador Flavio Bolsonaro (PSL), terá de dar explicações. “Vou contar a verdade: não saiu fake news de lá”, disse Marinho à coluna. Ele se refere ao QG de Jair Bolsonaro na campanha, que funcionou dentro de sua casa, no Jardim Botânico. Em tempo: nenhum parlamentar da bancada federal do Rio compõe esta CPI.

AS ELEIÇÕES EM NOVA IGUAÇU 1

Em namoro com o PDT, o deputado Max Lemos, hoje no MDB, pode terminar o romance. Max é pré-candidato à Prefeitura de Nova Iguaçu. O pedetista Luiz Martins, agora solto, é amigo do prefeito Rogério Lisboa (PL).

AS ELEIÇÕES EM NOVA IGUAÇU 2

Lisboa, aliás, está de malas prontas para o DEM. O ex-prefeito Nelson Bornier (PSC) tenta se viabilizar e não descarta lançar o filho Felipe. Já Carlos Augusto (PSD) jogou a toalha. E o PSL ia de Renato Zaca, mas desistiu.

LIBERDADE COM FOGOS E FESTA

A família do ex-vereador Jerominho, preso por 11 anos acusado de comandar a maior milícia do Rio, fez festão ontem por um ano de sua liberdade. Teve queima de fogos de 15 minutos. Ele quer concorrer a prefeito pelo PMB.

O BLEFE DOS JEFFERSON

Filha de Roberto Jefferson, a ex-deputada federal Cristiane Brasil diz ser pré-candidata do PTB à prefeita do Rio. Trata-se de estratégica para abrir mão na hora h. Ela quer ter controle da nominata e se eleger vereadora.

ENQUANTO ISSO...

A ministra Damares Alves receberá a medalha Tiradentes, na Alerj. Será na quarta-feira, às 10h. Homenagem dos deputados Rodrigo Amorim (PSL) e Rosane Félix (PSD).

PICADINHO

Hoje acontece o último dia do Festival Rock 80. Em Jacarepaguá, no Rio Office e Mall, das 16h às 22h.

O grupo musical 7 Pra Cigano estará hoje no evento ‘Instrumental nas Ruínas’. No Parque das Ruínas, das 12h às 13h.

Também neste domingo o ‘El Miraculoso SambaJazz’ se apresenta na Urca, na Praia Vermelha, a partir das 17h.

DESCE

ALEXANDRE KNOPLOCH

O Conselho de Ética da Alerj abriu investigação contra o deputado do PSL por ofensas contra Eliomar Coelho.

DESCE

ELIOMAR COELHO

Quem também foi denunciado foi o deputado estadual do PSOL, que, na ocasião, também xingou Knoploch.